Matérias

Armstrong Siddeley

Conheça a série de fatos curiosos que fez com que este clássico inglês chegasse a Vacaria.

Armstrong Siddeley foi uma marca britânica de carros de luxo, que operou de 1919 a 1960 e teve seu auge no período pós-guerra. Os veículos da marca fizeram muito sucesso na Europa, tanto que no início dos anos 50 alguns modelos foram exportados para a América do Sul e Oceania. Foi justamente num desses carregamentos que 3 unidades Station Coupe 1948 chegaram ao Brasil. O destino era Buenos Aires, mas um problema mecânico obrigou o descarregamento total do navio e, por algum motivo desconhecido, os veículos jamais seguiram viagem.

Uma dessas unidades foi encontrada em uma oficina no interior do estado por Franco Stedile, que buscava um modelo para adaptar a parte mecânica de sua pick-up de corrida. O veículo estava abandonado e já muito deteriorado, sequer era possível identificar o modelo. A compra foi seguida de dois meses de extensa pesquisa, até descobrir-se que se tratava um exemplar raríssimo. Além das 3 unidades deixadas no Brasil, existem apenas outras 5 ao redor do mundo.

A busca por informações e fotografias do modelo e o processo de restauração levaram mais de 2 anos. Diversas peças, acessórios e emblemas tiveram de ser fabricadas pela equipe do colecionador. A pick-up recebeu pintura metalizada, pneus de banda baixa e um motor V6 Bi-turbo de 450 cavalos e 72 kgfm de torque. Para que se tenha uma ideia da potência, um veículo popular com motor 1.0 possui apenas 9 kgfm de torque. Teto e capô de alumínio, além dos demais detalhes do design foram mantidos fiéis ao modelo original.

Atualmente, são os clubes os responsáveis por manter viva a memória deste clássico. Franco conta que foi “adotado” por um grupo de proprietários australianos, pois mesmo não sendo membro do clube, frequentemente recebe informações e compartilha descobertas sobre a marca inglesa. Este modelo é considerado por Franco um dos itens mais preciosos de sua coleção.

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.