Pensando nos inúmeros obstáculos que pessoas mais velhas enfrentam, daremos dicas e ideias de reforma em ambientes específicos, para trazer mais comodidade e bem estar para quem já atingiu a melhor idade
Um projeto de interiores vai muito além de estética, normas técnicas e beleza. As necessidades físicas, etárias e profissionais devem ser observadas, deixando isso muito mais evidente quando o projeto é feito para uma residência de pessoas idosas, que já apresentam alguma dificuldade de locomoção, visão ou motora, por exemplo.
Pensando nos inúmeros obstáculos que pessoas mais velhas enfrentam, daremos dicas e ideias de reforma em ambientes específicos, para trazer mais comodidade e bem estar para quem já atingiu a melhor idade.
O que se deve evitar em uma casa onde idosos residem?
Sempre pensando em minimizar os danos físicos e possíveis acidentes, é preciso atentar-se para as diversas situações que colocam em perigo o idoso. Por isso, é preciso livrar-se de alguns itens internos, como:
- Tapetes;
- Mesas de centro;
- Escadas;
- Desníveis;
- Excesso de esculturas e vasos;
- Camas e comedouros de pets;
- Brinquedos de criança espalhados;
- Portas de entrada e internas muito estreitas.
Quais os ambientes que mais requerem adaptações?
Todos os ambientes podem sofrer modificações, porém o banheiro, o quarto e a cozinha são os que mais pedem por mudanças. O banheiro deve ter dimensões mais amplas, para evitar esbarrões nos móveis, além de possibilitar a entrada de cadeiras de roda, de banho e de pessoas para auxiliar nas necessidades. Nos quartos, é interessante priorizar camas mais baixas para facilitar os movimentos na hora de deitar e levantar, e na cozinha tudo deve estar na altura do idoso que irá ocupar os utensílios, sem a necessidade de subir em escadas ou se abaixar demais para pegar o que precisa.
Quais os melhores tipos de pisos para serem usados na casa adaptada para idosos?
Sabemos que, um simples desequilíbrio, pode ocasionar uma queda séria, prejudicando membros e ossos, dificultando mais ainda a locomoção. Por isso o chão é, talvez, a parte mais importante na reforma da casa para idosos, então, elencamos os melhores materiais que podem ser usados neste caso.
Piso vinílico:
Possui diversos padrões, imitando madeira e também pedras naturais. O piso vinílico é muito versátil e sua instalação pode ser feita de forma colada, ou clicada, dependendo do modelo do piso. Este produto tem um ótimo conforto térmico e acústico, além de ser seguro, pois sua superfície não se torna escorregadia. Pode ser usado em todos os ambientes da casa, inclusive áreas molhadas.
Este produto é comercializado por m² e o preço varia de acordo com o modelo e marca, partindo de R$ 69,90.
Porcelanatos:
Os porcelanatos mais indicados para este público são : Acetinados, Naturais e Hards.
Acetinados: possuem aparência fosca, com pouco brilho, utilizado em todas áreas residenciais e comerciais. São menos escorregadios que os pisos polidos, mas não possuem textura antiderrapante.
Naturais: Os porcelanatos naturais não recebem nenhum tipo de polimento, o que permite uso em áreas molhadas e externas. Costumam ter algum tipo de textura, o que proporciona um acabamento levemente antiderrapante.
Hards: Este tipo de piso pode ser usado em áreas internas e externas, e também em áreas molhadas. Possuem textura e são considerados antiderrapantes.
Todos os porcelanatos mencionados, possuem ampla diversidade em cores, aparência e tamanhos, sendo que os valores variam de acordo com estas diversidades.
Os modelos mencionados possuem valores a partir de R$29,90.
Matéria inspirada em: ekologika.com.br