É desde 1998

Alencar Antônio de Aguiar, conhecido por todos como Linca, começou a trabalhar como pizzaiolo em 1998, quando essa nomenclatura ainda nem era usada e quase não se via homens na cozinha. O amor pelo ofício e sua profissionalização na área, resultaram na abertura de sua própria pizzaria. Vamos conhecer agora a história deste empreendedor que não deixou as dificuldades da vida o impedirem de correr atrás de seu sonho

01/01/2021 Publieditoriais Carolina Padilha Alves Penélope Fetzner

O amor pela cozinha, ingredientes e temperos, vem de família. Linca herdou o dom de sua mãe Beatriz, que sempre trabalhou como cozinheira em diversos lugares aqui em Vacaria. Isso fez com que ele crescesse dentro de restaurantes, tendo acesso total ao funcionamento dos estabelecimentos e pegando gosto pelo ofício.

E a história acabou se repetindo. Linca, assim como sua mãe fazia, levava sua filha ainda pequena para as pizzarias que trabalhou, pois ele e sua esposa não tinham com quem deixá-la. “Como meus patrões sempre foram legais comigo e me permitiam levar a pequena junto quase todas as noites, eu me esforçava ao máximo para recompensar aquele favor e por isso me destacava tanto no trabalho”, relembra o pizzaiolo.

Hoje, a filha Emanuelly tem quatorze anos de idade e já faz as massas sozinha, seguindo os passos de seu pai e avó, garantindo três gerações talentosas no setor da culinária.

Em 2017, após quase vinte anos trabalhando com a mesma coisa, Linca cansou, decidiu parar e foi ser revendedor de queijos de uma produtora local, viajando por toda a região Sul do Brasil, entregando a mercadoria.

“Sempre me senti reconhecido nos lugares onde trabalhei, mas o que eu queria mesmo era abrir o meu negócio. Por isso na época eu abandonei o cargo e coloquei na cabeça que, de funcionário em pizzarias, eu não trabalharia mais”, conta.

Em meio a tudo isso, Linca foi chamado para dar uma consultoria para empreendedores que estavam pensando em abrir uma pizzaria delivery, mas que não tinham conhecimento na área. Ao aceitar a proposta, descobriu que tinha potencial para ensinar outras pessoas a trabalhar com o que sempre foi sua maior aptidão.

E em 2018, apareceu a melhor oportunidade de sua vida, na qual ele pode realizar o seu sonho de abrir seu negócio e ensinar outras pessoas a trabalhar com isso.

“Celso Kaspechak e seu filho, Ariel, cruzaram meu caminho e me fizeram uma proposta irrecusável para sermos sócios em uma pizzaria. Foi a maior realização que tive e há mais de dois anos trabalhamos incansavelmente para que continue crescendo e dando certo”, comenta.

A Pizzaria Castellamare, atualmente uma das mais conceituadas da cidade, abriu suas portas com oitenta e nove lugares. Hoje, seu espaço já foi ampliado e por isso consegue atender até duzentas pessoas por noite, sempre inovando nos sabores e procurando oferecer o melhor atendimento possível. O que poucos sabem é que o nome da pizzaria já havia sido criado por Francielle, esposa de Linca, há mais ou menos dez anos. Faltava apenas a oportunidade de colocá-lo em prática.

“Minha esposa é muito mais corajosa do que eu e se não fosse ela, talvez nem teria aceitado a parceria. Quando é pra ser, tudo tem a hora certa e acho que se eu tivesse aberto o meu negócio antes, não teria a maturidade que tenho agora para administrar”, observa o proprietário.

Linca hoje é o responsável por empregar muito jovens, que estão em seu primeiro emprego e se candidatam pelo programa Menor Aprendiz. Isso o relembra de quando iniciou sua carreira e faz o que pode para ajudar quem está começando. “Geramos emprego para gurizada e sinto muito orgulho de ver eles crescendo e pegando gosto pelo trabalho. Explico para eles que a pizzaria é um local de passagem, pois cada um vai trilhar seu próprio caminho, tendo nós como seus primeiros empregadores. Quem sabe um deles também abra uma pizzaria no futuro, se a experiência aqui conosco for boa, não é mesmo?”, reflete.

Por fim, o pizzaiolo agradece a todas as pessoas que, de uma maneira ou outra, o ajudaram em sua trajetória.

“Primeiramente agradeço a minha mãe, que foi a pessoa chave em toda a minha história. Depois agradeço a minha família pelo apoio, meus sócios pela confiança, aos clientes pelo prestígio e aqueles que passaram pela minha vida deixando marcas boas e ótimos ensinamentos”, finaliza, realizado. 

 

Pizzaria Castellamare - A Fortaleza da Pizza

Rua General Lima, 23 - Centro - Vacaria/RS

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.