Uma joia rara dos anos 80

Quando falamos de carros air cooled (veículos equipados com motores refrigerados a ar), os primeiros modelos que vem na cabeça são a Kombi e o Fusca. Porém, no Inegociável deste mês, trazemos um Gurgel G800 CD 1984, de Joel Antunes, modelo este que muita gente nunca viu ao vivo, tamanha é a dificuldade de encontrá-lo

compartilhe
Inegociáveis Andreza Fernandes
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80
  • Uma joia rara dos anos 80

Primeiro, vamos mencionar um pouco da história desta marca que fez veículos tão diferentes em seus vinte e sete anos de existência. A Gurgel Motores S/A foi uma fabricante de automóveis brasileira, desenvolvida pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, produzindo aproximadamente trinta mil veículos nacionais.

O G800 foi lançado em 1982, e ganhou duas versões: a CS, cabine simples e a CD, cabine dupla. O mercado abraçou o modelo, que tinha abastecimento em álcool e gasolina, e foi muito utilizado para serviços em geral e passeios em família, devido ao seu ótimo espaço interno, além de ter sido exportado para países dos Emirados Árabes.

Em 1988, o Gurgel G800 foi substituído pelo Gurgel Carajás, que ganhou motorização maior, mais comodidade e luxo. 

Um carro estranho

Joel Antunes, que mora em Lagoa Vermelha, comprou seu primeiro carro antigo em 1978, e desde lá nunca parou, tendo passado por sua garagem os mais diversos tipos de marcas, modelos e motores, como V8, V6 e V4. Há mais de uma década, o entusiasta se dedica a adquirir excepcionalmente os air cooled.

Orgulhosamente, Joel nos apresenta a relíquia que tem desde 2019: um monovolume de porte médio, todo de fibra, chassi tubular próprio, com motor Volkswagen 1600, suspensão traseira própria, suspensão dianteira de Kombi, três portas e cinco lugares.

“Ele é popular no Norte do país e este meu foi carro de polícia em São Paulo. Tem uma lataria muito resistente, apesar das linhas estranhas e por isso chama tanto atenção. Troquei o jogo de rodas, os bancos e as sinaleiras traseiras. Tirei as faixas executivas, coloquei maçanetas novas e pintei inteiro, optando por um tom de vermelho mais fechado. Mas ele ainda passará por melhorias, já que quero fazer uma adequação estética na parte interna, para que fique ainda mais confortável viajar com ele”, comenta o proprietário.

O Gurgel, quando vai em encontros de carros antigos, é sempre destaque, já que não se tem notícias de outro em toda a região. Uma verdadeira raridade. Joel ainda guarda um Gol 1986 que está sendo reformado, e comenta sobre o investimento alto que é necessário para restaurar e manter um automóvel antigo. Apesar disto, ele afirma que o G800 é Inegociável!

REDES SOCIAIS

O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.