A Copa do Mundo dos rodeios

A maior festa tradicionalista da América Latina está em sua 33ª edição. O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria acontece de 1 a 9 de Fevereiro de 2020 e promete receber visitantes de todos os cantos do país e do mundo. O evento, preparado com todo respeito à cultura rio-grandense, aumenta a cada edição e se destaca entre as atividades com mais visibilidade do estado

01/01/2020 Especiais Carolina Padilha Alves Tiago Sutil

Em 1958, Vacaria começou a sediar os primeiros rodeios da região, que tinham poucos competidores e as provas eram apenas na modalidade campeira. A caminhada foi longa até chegar na grandiosa festa que conhecemos hoje, com atrações para todos os gostos, englobando as variadas tradições e costumes gaúchos.

A preparação para o Rodeio sempre começa com bastante antecedência. No dia 20 de Julho de 2019, durante o evento de comemoração dos 64 anos do CTG Porteira do Rio Grande, foi divulgado o cartaz e a música oficial do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, juntamente com o lançamento do site oficial do evento, que contém as principais informações para os visitantes.

A festa tem tanta importância e recebe nomes tão aclamados do cenário rio-grandense, que é considerada a Copa do Mundo dos rodeios, pois o peso de ganhar um troféu aqui, seja em qualquer estilo de competição, é maior do que em outras localidades do estado.

Um dos momentos mais esperados do Rodeio pelos amantes da modalidade artística, é o Festival Cante uma Canção em Vacaria, que já está em sua 12ª Edição. Para 2020, foram 518 músicas inscritas, vindas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Brasília, além dos países vizinhos, Argentina e Uruguai.

Os jurados Carlos Madruga, Leonel Gomez, Luiz Marenco, Mauro Moraes e Rogério Villagran, selecionaram 14 músicas para estarem presentes no CD do Festival. Esse será o primeiro ano que todas as faixas também estarão disponíveis nas plataformas digitais. O 12º Cante uma Canção em Vacaria acontece nos dias 1 e 2 de fevereiro, na Concha Acústica, com abertura do grupo instrumental vacariano Uiliam Michelon Quarteto.

O que te espera no Rodeio da Vacaria:

Elvio Guagnini Rossi, atual patrão do CTG Porteira do Rio Grande, está à frente da organização do evento, que promete novidades e inovações para o público que, neste ano, tem uma projeção de mais de 250 mil pessoas.

A maior preocupação do patrão, foi em relação às melhorias no Parque Nicanor Kramer da Luz, como a construção de rampas de acessibilidade, infraestrutura de banheiros, novas demarcações de espaços nos acampamentos, instalação de postes de energia, um Deck com exposição de fotografias, entre tantos outros.

Em relação ao rodeio passado, aumentou em torno de 30% a procura de local para acampamento na campeira, o que fará com que aproximadamente 25 mil pessoas estejam permanentemente instaladas no parque nos dias de festa.

No nosso Rodeio Internacional, delegações estrangeiras já estão confirmadas para a gineteada, como a da Argentina, Uruguai e Paraguai. Artistas dos mesmos países também estarão presentes na concha acústica, engrandecendo as noites de shows com suas músicas que tanto influenciaram nossa cultura.

“Esse ano pudemos ver o carinho que a comunidade de Vacaria tem pelo rodeio. A festa é nossa, foi feita por nós e para nós, por isso é preciso desmistificar o fato de que muitos pensam que o evento é promovido para quem vem de fora. Porém, é de suma importância agradecer os visitantes, brasileiros e estrangeiros, que fazem muitos quilômetros para estarem aqui conosco. Me emociona ver o carinho e o respeito que eles tem com a nossa tradição”, comenta Elvio.

Está tramitando no senado, a possibilidade de Vacaria ser considerada a Capital Nacional do Rodeio Crioulo, projeto esse que já foi aprovado, porém ainda não saiu no Diário Oficial. Os vacarianos, mais do que nunca, aguardam ansiosamente pela confirmação do título, o que não é nada mais justo, já que somos responsáveis por fazer a mais linda festa tradicionalista do país.

Depoimentos

“Para mim o Rodeio é a grande festa dos gaúchos de bota e bombacha. Um momento em que amigos se reencontram para cultuar nossa tradição. Um patrimônio cultural do Rio Grande!” Giovani Grizotti, Repórter Farroupilha.

“O Rodeio de Vacaria é mais significativa festa popular do Rio Grande do Sul quando abordamos TRADIÇÃO. É patrimônio do estado e como tal é do povo, é feita para o povo e deve ter este aporte e reverência. Está entre as mais importantes festas culturais do mundo, pois possuímos uma das mais ricas culturas de raiz em atividade. A porta de entrada do nosso estado é a fonte da nossa maior riqueza a identidade cultural, sendo assim, devemos preservar e zelar por esta saudável nascente que nutre nosso povo, o Rodeio de Vacaria.” César Oliveira, cantor.

“Para a 8ª Região Tradicionalista, o Rodeio representa a maior festa do nosso tradicionalismo, onde participantes de todo o Brasil e exterior se reúnem para demonstrar suas habilidades campeiras e artísticas. Não podemos deixar de mencionar que a 8ª RT tem muita satisfação em fazer parte dessa festa!” Lauri Brandão, Coordenadora da 8ª Região Tradicionalista.

“O rodeio da Vacaria representa a maior manifestação cultural do sul do Brasil, onde resgata-se a história de um povo em uma festa na qual o gaúcho e todos os seus costumes são as atrações principais.” Leandro Baldissera, recordista de títulos na gineteada.

“Vacaria, assim como Barretos, é pioneira na preservação das tradições. O Rodeio Crioulo Internacional é considerado hoje a maior festa tradicionalista do Rio Grande do Sul, reafirmando e repassando para as gerações os costumes herdados dos primeiros gaúchos, fazendo ecoar a história para o futuro. O intercâmbio cultural entre o Rodeio Crioulo e a Festa do Peão de Barretos existe desde 1978, e nos permite uma intensa troca de ideias e experiências, não apenas sobre a realização de grandes eventos, mas principalmente sobre crescermos sem deixarmos a riqueza do nosso passado para trás”, Jerônimo Luiz Muzetti, Presidente da Associação Os Independentes.

“Buenas gauchada! É com muita alegria que venho através deste espaço me manifestar para falar da importância que tem para o Movimento Tradicionalista Gaúcho, o grande Rodeio Internacional de Vacaria e o C.T.G. Porteira do Rio Grande. Temos uma relação afetuosa e cordial com este CTG desde 1992, quando participamos pela primeira vez da comissão avaliadora do Rodeio Internacional. Rodeio esse que para o movimento tradicionalista, para o Rio Grande e o Brasil, é a maior referência em termos de gauchismo. É a maior expressão da nossa cultura, onde as famílias gaúchas confraternizam, através da dança, do canto, da poesia, do sapateio, da chula, do tiro de laço e da gineteada, onde pais, filhos, netos e avós compartilham o mesmo tablado e a mesma cancha de laço, mostrando para o mundo como preservamos a nossa cultura.” Moacir Gomes dos Santos, instrutor e pesquisador de danças.

Para mais informações e a programação completa, acesse: rodeiodevacaria.net

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.