Ao som do piano

Adriana Vieira de Santo empreendeu na música há vinte anos e é responsável por trazer iniciativas culturais para a cidade

01/06/2018 Empreendedorismo Carolina Padilha Alves Tiago Sutil

Desde muito pequena, Adriana era encantada com o som do piano. Foi então que, com o incentivo de seus pais, iniciou um curso para aprender o instrumento com apenas oito anos de idade. Ao terminar o ensino médio, e pianista quase formada, uma amiga da família pediu para que ela desse aulas e a ensinasse tocar piano. “Lembro de ter respondido que eu sabia tocar só para mim e que nunca tinha me imaginado ensinando. Porém, desta oportunidade surgiu o que seria a minha futura profissão”, relembra a pianista. Pouco tempo depois, a então professora já tinha diversos outros alunos.

Formada em Letras e Literatura, com pós graduação em Artes e vários cursos de atualização em música no currículo, Adriana tentou por diversas vezes lecionar, paralelamente, português e artes em escolas particulares, estaduais e municipais. Porém o amor pela música era maior e ela sempre acabava desistindo para dar total atenção aos seus alunos de piano.

Vendo a demanda de mercado e a quantidade de interessados crescendo, a empreendedora ampliou os cursos, os quais são ministrados por outros colegas músicos, como teclado, violino, violão, guitarra, contra baixo, ukulele, vocal, gaita e a modalidade de musicalização infantil. Foi então que, no ano de 2000, Adriana abriu o Espaço Musical Talentos, com apoio de seu marido e filhos.

Trabalhando com pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças até adultos, a escola atende em torno de cento e cinquenta alunos, número esse significativo para uma cidade do porte de Vacaria.

“Noto que alguns pais preferem colocar os filhos em escolas municipais ou estaduais, para poderem investir em aulas de música. A cultura é extremamente importante para o desenvolvimento do indivíduo e por acreditar no potencial e na capacidade das pessoas, me dedico há tanto tempo a esse ofício”, comenta a professora.

A música encanta e transforma o mundo, aproximando os homens em uma linguagem universal. Ela é capaz de aprimorar a qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo sensibilidade, memória, concentração e coordenação motora, elementos estes importantes em qualquer fase da vida do ser humano. “Os senhores para os quais lecionamos, vem em busca de realização pessoal e de recuperar o tempo perdido, já que na juventude não tiveram oportunidade de estudar música. A persistência e o crescimento cultural deles nos enche de orgulho”, diz Adriana.

Ao final de cada ano, acontece um recital, para que os alunos mostrem tudo o que foi aprendido no decorrer dos últimos meses, além de diversos outros eventos que a escola participa. Totalizando trinta e dois anos dedicados ao ensino, Adriana é referência na cidade, e sente-se privilegiada em dizer que acompanhou gerações durante sua caminhada.

“Hoje já estou em uma fase que também ensino para os filhos dos meus primeiros alunos e isto é uma verdadeira conquista na minha vida pessoal e profissional”, completa.

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.