Enquanto o mundo todo assistia as Olimpíadas em Paris pela televisão, Rafael Zanella Arias e Merieli Cechinato Arias estiveram na cidade luz e puderam presenciar de perto toda a movimentação, além de conhecer os principais pontos turísticos da capital da França
No final do mês de Julho de 2024, o casal Rafael e Merieli tiveram a França como destino de férias, aproveitando para comemorar o 20° aniversário de casamento. A viagem se tornou ainda mais especial, devido ao fato das Olimpíadas estarem acontecendo no mesmo período.
Em meio a tantas competições acontecendo ao mesmo tempo na cidade, eles conseguiram acompanhar de perto o ciclismo, a corrida de rua e o jogo de futebol masculino entre Israel X Mali no estádio Parque dos Príncipes, o qual foi cercado de tensão nas arquibancadas.
“Teve vaia durante o hino israelense, momento em que os torcedores aproveitaram para protestar, em razão do conflito em Gaza, pedindo liberdade para a Palestina”, explica Rafael.
Segundo eles, a cultura da França é bem diferente do Brasil, já que Paris é uma cidade histórica e por ser um lugar onde, na maior parte do tempo faz frio, os hábitos em relação às roupas e costumes diferem dos brasileiros. “Como fomos no período de férias de verão deles, conseguimos observar muitas pessoas praticando esportes e lendo livros pelos parques e no Jardim de Luxemburgo, ponto de encontro para conversar ou relaxar. É necessário destacar a paixão pela arte, que fica visível por cada canto da cidade, seja pela arquitetura ou pelas diversas praças cheias de charme e com esculturas para serem apreciadas. Outra diferença são as fontes de água potável espalhadas por todo lado”, contam.
Apesar da fama de que os franceses são rudes com os turistas, os visitantes afirmam que foram muito bem tratados, com educação e receptividade, e que todos sempre estavam dispostos a ajudar.
“Sobre a locomoção, andamos muito de metrô, que por sinal é rápido e organizado, ajudando a dinamizar a viagem. Caminhamos bastante também, já que alguns pontos estavam com restrições em relação à circulação de carros”, relembra Merieli.
É importante dizer que o roteiro foi planejado com antecedência e todos os ingressos já estavam comprados ao chegar lá, pois devido aos jogos olímpicos, a cidade estava lotada. Pontos da cidade imperdíveis para quem quer conhecer um pouco mais da história de Paris, de acordo com os turistas:
- Em 1° lugar, a Dama de Ferro - Torre Eiffel, símbolo da França;
- O Palácio de Versalhes que se destaca por sua imensidão, luxo e também pelo gigante e belíssimo jardim cheio de fontes e esculturas;
- Museu do Louvre, símbolo da cultura francesa que dá alto valor às artes, nele se encontra a "La Jaconde" ou Mona Lisa, como é conhecida no Brasil;
- Sacre Couer que está localizada no ponto mais alto da cidade e que além de linda proporciona uma vista de toda Paris;
- Arco do Triunfo e Champs-Elysées, prestigiada avenida e famosa pelo seu luxo, já que nela estão situadas diversas lojas de grife;
- Galeries Lafayette, com lojas famosas e a vista belíssima do terraço;
- Também vale muito a pena passear pelos bairros para vivenciar uma verdadeira imersão cultural, como em Montparnasse, Montmartre e Quartier Latin.
Depois de presenciarem tantas belezas e organização nesta incrível viagem, o casal comenta sobre melhorias que poderiam ser implementadas em nossa cidade, para a qualidade de vida de seus moradores.
“Seria bom se tivéssemos mais lugares para prática de esportes ao ar livre e praças bonitas, bem cuidadas e seguras. O transporte coletivo também precisa ser aprimorado, com valor mais baixo e eficiente para uma mobilidade urbana tranquila”, diz Meri.
Enriquecedora é a palavra que os turistas utilizam para descrever esta visita à Paris, em um período extraordinário pela realização das olimpíadas, que foram assistidas no mundo inteiro. “Com certeza estas férias nos transformaram e percebemos como somos pequenos em relação à imensidão do mundo”, finalizam.