ELAS em quadra

O Arsenal, time de futebol feminino de Vacaria, que já existe há quatro anos, mostra a força e capacidade das mulheres em quadra, incentivando e descobrindo novas atletas promissoras e colecionando títulos municipais e regionais

01/06/2020 Especiais Carolina Padilha Alves

A Associação Poliesportiva Arsenal - APA - foi fundada no ano de 2016 pela ex atleta da equipe e atual técnica, Tita Rodrigues de Jesus e pela atual vice presidente, Sarjah Geyger Chedid, com o intuito de expandir e dar visibilidade às mulheres no esporte.

As atletas, que hoje formam um grupo com vinte meninas, todas à nível de competição, são Heptacampeãs da Taça Amucser de Futsal, Campeãs da Copa Lagoa de Futsal, Campeãs da Categoria Prata da Copa Liverpool de Passo Fundo, Campeãs da taça Muller Borges, além do 3° lugar no primeiro campeonato aberto de Passo Fundo, (sendo esta uma competição a nível nacional). Tiveram como reforços na equipe, a capitã da Seleção Brasileira de Futsal, Diana Santos, eleita a 5° melhor jogadora de futsal do mundo, e a também atleta da seleção, Amanda Lyssa (a Amandinha), eleita este ano, pelo quinto ano consecutivo, a melhor jogadora de futsal do mundo.

Antes da maioria das atividades pararem devido a pandemia do Covid-19 no mundo todo, os treinos aconteciam no ginásio do DMD, uma vez por semana. Encerrando o ano de 2019, a Associação Poliesportiva Arsenal promoveu o 1° Torneio de voleibol de areia no município. A competição contou com dezoito equipes de diversas cidades da região, nas categorias feminina, masculina e mista. O intuito da idealizadora do evento, Suelen Oliveira, foi proporcionar um dia de lazer aos moradores do município, podendo vivenciar uma modalidade que até então era pouco comum em nossa cidade. O evento foi um sucesso, tendo a presença do secretário de esportes durante a competição, e jogos disputados em altíssimo nível.

Outra iniciativa que aconteceu no final do ano passado, foi um projeto social de escola de base para meninas, além do voleibol masculino e feminino, visando beneficiar crianças e adolescentes carentes da rede de ensino.

“Estivemos nas escolas municipais divulgando nossa ideia e a aceitação foi excelente. Muitas meninas interessadas em desenvolver suas habilidades no esporte e animadas por perceberem que aquilo não foi feito somente para os guris. Isso nos dá incentivo para batalhar ainda mais pela modalidade”, declara Franciele Becchi, atual presidente da associação.

A dificuldade das jogadoras é encontrar patrocinadores para que consigam manter as alunas e os materiais que são necessários para um bom trabalho no futuro, quando tudo for normalizado. Em muitos momentos, principalmente nos jogos de competição fora da cidade, a verba é tirada do próprio bolso e do caixa do time, o que dificulta muitas das atividades realizadas.

Depois de conquistarem um currículo excelente e apresentarem projetos benéficos à toda sociedade vacariana, as meninas do Arsenal continuam na luta e seguem incansáveis na procura por mais incentivo, engajamento da população, e claro, mais troféus que orgulhem a cidade.


 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.