Esforço recompensado

Mario Geraldo Vieira Borges, o Marinho Torneiro, já contabiliza quarenta e seis anos de serviços prestados para a cidade de Vacaria, já tendo recebido uma homenagem da Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Emérito de nosso município. Hoje ele conversa com o C20 para contar sua história como profissional e empreendedor do setor industrial

01/10/2023 Empreendedorismo Carolina Padilha Alves Andreza Fernandes

O trabalho teve espaço desde muito cedo na vida de Marinho, que atuou como engraxate aos doze anos, indo logo em seguida ser modelador de matrizes para confecção de pneus na Metalúrgica Tomazi, na época sem receber remuneração alguma.

Mas encontrar-se na profissão, de fato, só aconteceu quando foi chamado para ajudar na empresa do torneiro mecânico Nelcy Ataíde da Silva, o qual foi seu primeiro e único chefe. Neste lugar, o pequeno aprendiz, que trabalhava de dia e estudava de noite, ficou até sua maioridade, quando foi servir o exército em Lages/SC, mantendo lá a sua função de operar torno e solda no quartel por quatro anos.

Seu retorno a Vacaria aconteceu em 1981, quando voltou a trabalhar com Seu Nelcy.

“Serei sempre muito grato a ele pelas duas oportunidades que me deu. Dez anos depois, comecei como autônomo nas dependências da oficina do meu pai e dos meus tios, conhecida como Fábrica de Esquadrias de Portas e Janelas de Madeira dos Borginhos, até abrir a minha própria oficina em 1996”, relembra ele.

A MGB Torno e Solda, como conhecemos hoje, oferece serviços de reparos de rodas de liga, torno, solda e retífica de engrenagens. Apesar de já estar aposentado há quase uma década, o empreendedor continua exercendo sua profissão, pois diz amar o que faz.

“Venho trabalhar com prazer e, até quando tento ficar em casa, me chamam porque apareceu cliente. Tenho orgulho em dizer que passamos bem pela pandemia, por ser um setor que sempre tem muita procura e portanto nunca enfrentei uma crise grande dentro do meu negócio”, afirma ele.

Em 2017, o vacariano recebeu o título de Cidadão Emérito, entregue pela Câmara de Vereadores, pelo tempo em que se dedica a prestar serviços para a comunidade de Vacaria e região.

“Agradeço, em primeiro lugar, a minha esposa Sara, que infelizmente nos deixou neste ano, mas que sempre esteve ao meu lado, me dando todo o suporte para ter o que tenho hoje. Meus filhos, Kleyton e Ketlen, amigos e clientes, que sempre confiaram no meu trabalho, o qual desempenho com tanta dedicação”, conclui ele, emocionado.

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.