Esporte de força e potência

Você já ouviu falar em Powerlifting? Essa modalidade esportiva de levantamento de peso vem crescendo nos últimos tempos e ganhando espaço em competições nacionais. Em Vacaria, temos um atleta multicampeão que hoje treina a equipe da cidade, quebrando recordes e trazendo títulos que são motivos de orgulho para toda a região

01/02/2023 Especiais Carolina Padilha Alves Penélope Fetzner

Descobrindo o esporte

Powerlifting é uma modalidade de levantamento de peso onde os atletas realizam três movimentos na competição: agachamento, supino e levantamento terra.

Cada atleta tem três tentativas por movimento e a melhor tentativa com peso mais alto é somada para determinar o total. Assim o atleta com o maior total ganha na sua categoria. Se o atleta não validar nenhuma tentativa de algum movimento ele é automaticamente desclassificado.

Na competição os atletas são separados por sexo, categoria de peso e de idade. A pesagem é feita, geralmente, algumas horas antes ou no dia anterior, e em seguida cada atleta deve informar os árbitros a carga da primeira tentativa de cada movimento.

As tentativas acontecem em um sistema de rodada, onde todos realizam a primeira tentativa em ordem crescente de peso na barra, é assim por diante.

Não há um peso mínimo que o atleta precisa levantar, o que torna o esporte mais acessível na medida em que cada um cuida das suas tentativas.

Trazendo títulos e quebrando recordes

Em 2014, Elber dos Passos descobriu a modalidade de Powerlifting, que viria a ser sua profissão e formação tempos depois, já que atualmente cursa Educação Física para aprimorar seus conhecimentos.

Participou de seu primeiro campeonato na cidade de Lagoa Vermelha, onde teve a oportunidade de conhecer muita gente do meio.

O tempo foi passando, Elber tornou-se multicampeão e treinador da equipe de Vacaria, que hoje conta com 10 pessoas. Até que, nos dias 18 e 19 de Maio de 2022, aconteceu, em Porto Alegre, o Campeonato Gaúcho Powerlifting, onde Elber conquistou o primeiro lugar na categoria Open até 90kg no levantamento terra, com a marca de 270kg.

Na mesma ocasião, seu aluno Kelvin Giacometti foi campeão na categoria Teen (16/17 anos) até 75kg no supino, com a marca 120kg, enquanto Paulo Martinez venceu também na categoria Teen até 100kg, com as marcas: agachamento 185kg, supino 92.5kg e levantamento terra 225kg. Wilian Oliveira alcançou as marcas de 160 agachamento, 80 supino e 220 terra, quebrando recordes brasileiros nas três modalidades.

“Aqui em Vacaria não fomos os primeiros a entrar na modalidade, mas orgulhosamente somos os primeiros a ir mais a fundo, participando de competições tão importantes no Estado e a nível nacional, como a Pro Liga que acontece em São Paulo”, explica o treinador.

Todas as despesas que envolvem participar destes eventos, ficam por conta de cada atleta. Por isso, para ajudar com as passagens, hospedagens e alimentação, os meninos fazem rifas todo ano, para levantar, ao menos um pouco, do dinheiro necessário para a viagem.

“Esportes em equipe são mais conhecidos e divulgados, por isso fica mais fácil conseguir patrocínio. No nosso caso, que é individual, em uma modalidade que ainda está crescendo e poucos conhecem, é muito difícil conseguir ajuda financeira. A família e amigos acabam cooperando bastante, pais, esposas, enfim, quem enxerga de perto o nosso esforço. Mas já recebemos o auxílio de uma loja de suplementos da capital, do Cláudio Coelho de Esteio e do vacariano Charles Mello”, comenta Elber.

Para se manter competitivo, os meninos explicam que, além da dieta alimentar que é preciso seguir à risca, os treinos são puxados, de 3 horas por dia, sendo necessário dedicar um bom tempo da vida para ter bons resultados.

Quando indagados sobre a maior dificuldade de todas neste esporte, eles têm a mesma resposta.

“É manter o psicológico tranquilo. Sempre me pergunto se vou conseguir bater a meta que estipulei e, mesmo sabendo que fiz tudo que estava ao meu alcance durante os meses anteriores à competição, lá na hora sempre podemos errar alguma coisa. Por isso o mental precisa estar em dia”, comenta Willian Oliveira.

Para 2023, o calendário com algumas competições já estão agendadas e os atletas ansiosos para trazer mais títulos para a nossa cidade.

Ensaio fotográfico realizado na Life Style Academia.

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.