Grandioso por excelência

Caracterizado por bater recordes – o maior nas áreas artística e campeira, bem como em visitantes – desde que foi criado, em 1958, teve a direção do patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Rubem Antonio dos Santos Filho.

01/03/2024 Destaque Laurita Baldi Nery Esthudio f18

O balanço realizado após o término do evento mostra por que Vacaria só tem a se orgulhar. Os números confirmam:

– 2.500 cabeças de gado para as provas de laço (há um revezamento)

– 160 cavalos para a gineteada

– 33.744 armadas no laço

– 212 entidades inscritas nas provas artísticas, com 3800 inscrições

– 105 grupos de danças (Tradicionais: 80; Biriva: 07; RCNAT: 11; Vagas conquistadas: 7)

– 24 horas de laço em alguns dias, sendo que as provas campeiras iniciaram no sábado do

dia 03 de fevereiro.

– 7.224 inscritos nas provas campeiras (6.792 laço / 302 vaca parada / 130 ginetes)

– Terrenos de acampamento: 820 (campeira) e 559 (mato)

– Premiação aproximada: um milhão de reais.

Com relação às delegações, a do Acre foi a mais distante. As participações internacionais nas provas ficaram por conta do Uruguai, Argentina e Estados Unidos. A nível nacional, a participação dos diferentes estados foi grande: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Acre, Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.

Com destaque para o público, aproximadamente 503 mil pessoas , o município superou as expectativas. Isso porque tal dado equivale aproximadamente a quase oito vezes o número de habitantes da cidade. “Com o esforço de toda a equipe, conseguimos fazer um rodeio diferente; um rodeio grande, à altura que Vacaria merecia. De agora em diante, só vai crescer”, vislumbra Rubem.

Mas números somente não fazem uma festa deste porte bater recordes. O entretenimento e a valorização da cultura gaúcha encantaram os visitantes do Parque da Ferradura, seja na Concha Acústica (onde mais de 30 artistas se apresentaram), nos bailes (animados por 18 conjuntos), ou na cancha, onde o gaúcho, o boi e o cavalo foram os protagonistas.

Os campeões do Rodeio

Os disputados troféus foram, obviamente, o ápice das competições, afinal ganhar um deles no “Rodeio da Vacaria” é o sonho de qualquer competidor, seja na gineteada, no laço, na dança, ou em qualquer outra prova.

Na categoria Danças Tradicionais (categoria adulta), o CTG Barbicacho Colorado, de Lages, SC, sagrou-se campeão. No 14° Festival Cante uma canção em Vacaria, venceu a

composição Serenatas no teu rancho, com letra, música e interpretação de Lisandro Amaral. O Romance al tropero, de Juan Carlos Pirali, foi o vencedor do Rodeio de Poesias.

Os prêmios maiores do Rodeio, os veículos, foram para Arroio Grande na Gineteada (Fabiano Campelo) e para Caxias do Sul no Laço Dupla Oficial (Joelsio Andrade e Luan da Silva), depois de 85 voltas. O CTG Porteira do Rio Grande recebeu o troféu de Campeão Geral do 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

“Como patrão do Porteira do Rio Grande, sinto-me muito gratificado em ter vivido esse momento em frente à entidade e saber que a nossa Festa está numa crescente. Plantamos uma semente para que o 36° Rodeio seja maior ainda” Rubem Antonio dos Santos Filho, patrão do CTG Porteira do Rio Grande.

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.