História e legado do povo Inca

Foi no meio de uma conversa com amigos, que Claudia Vanin decidiu fazer uma viagem ao Peru e conhecer as ricas paisagens que lá se encontram. Boas lembranças, ótimas experiências e novas amizades foram o resultado desse incrível mochilão

01/08/2020 Expedição Carolina Padilha Alves

Claudia Vanin tem verdadeira paixão por conhecer novas culturas, pessoas e lugares. Por isso, em um encontro com amigos, a ideia surgiu e foi colocada em prática em Agosto de 2019.

Foi então que os vacarianos, Claudia e Pablo, no voo de ida de Porto Alegre para Lima, acabaram fazendo mais uma amizade que estava indo para o mesmo destino. “Vitor, nosso amigo do avião, mudou seus planos de fazer apenas uma expedição de vários dias à Machu Picchu, por vários passeios conosco. Foi muito divertido”, relembra empolgada.

Segundo Claudia, eles foram muito bem recebidos durante toda sua estada no Peru, pois lá eles fazem questão de receber visitantes, já que a maior renda vem do turismo. O país possui uma cultura muito forte e presente em todos os lugares, desde a vestimenta colorida, até a culinária toda baseada na imensa variedade de batatas que os peruanos cultivam. “Nossos dias iniciavam muito cedo com friozinho e animados para os passeios. As tardes eram mais quentes e à noite esfriava muito”, comenta.

Entre tantos locais interessantes que foram visitados, nossa conterrânea aponta os melhores pontos turísticos para conhecer:

  • Chinchero: onde tecem e colorem tudo com elementos da natureza;

  • Moray: possui plataformas circulares para agricultura que eram usadas como laboratórios incas;

  • Salineras de Maras: um local repleto de poços de sal, cuidados por gerações de famílias locais;

  • Ollantaytambo: ruinas de cidade inca bem preservadas;

  • Parque Arqueológico de Pisac: ruínas magníficas e gigantescos terraços agrícolas em plataformas;

  • Montanha das Sete Colores: de tirar o ar, literalmente, pela altitude e beleza;

  • Cidade de Copacabana: onde encontra-se o Lago Titicaca que abriga mais ruínas incas ao redor;

  • Isla del Sol: ilha mágica, com um nascer do sol encantador.

No meio de todos esses passeios realizados, Machu Picchu não poderia faltar. Então, os turistas reservaram dois dias, pois resolveram fazer o caminho a pé até a Vila de Águas Calientes. Como a vibe da viagem era mochilão, eles preferiram ir apreciando o caminho.

“Tinha opção de ir de trem ou van, mas fomos dispostos a sentir a energia do local a cada passo e a cada degrau. Achei emocionante a grandeza de tudo, a riqueza da história e a preservação da mesma”, afirma.

Cláudia diz ter paixão por viajar, mas ama ainda mais voltar para Vacaria. Ela acredita que podemos valorizar nossa história e cultura da mesma forma que vivenciou no Peru, recebendo aqui muitas pessoas para também apreciar o que é nosso.

Após a trip, o que ficaram foram perguntas e reflexões além da afirmação de que o Peru tem que estar na lista de lugares para se conhecer no mundo.

“Senti a energia de olhar para o alto e agradecer, respirando a história do povo Inca que nos mostra a importância de dar valor à natureza, ao trabalho, a família e a tudo que nos rodeia! O quanto ainda temos desse povo? O quanto temos respeitado a natureza e o ser humano? O quanto temos trabalhado nossa humildade em estar nesse planeta pensando no bem comum de todos os povos?”, questiona a viajante após essa incrível experiência.




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.