O Maverick teve sua produção rapidamente encerrada, devido a sua fama de beberrão e, por isso, hoje em dia alguns modelos são ainda mais raros e difíceis de serem encontrados. Em Vacaria, Fernando Cechinato guarda orgulhosamente a versão esportiva GT 1974, original de fábrica, em sua garagem, o qual foi trazido de São Paulo para as terras gaúchas no ano passado
Lançado no Brasil como um carro de porte médio e destinado a concorrer com modelos como o Chevrolet Opala e o Dodge Dart, o Ford Maverick foi um dos carros mais desejados dos anos 70, sendo considerado um ícone do automobilismo nacional.
Antes de adquirir o seu, Fernando Cechinato olhou vários modelos, até que se apaixonou por um que estava em São Paulo, nas mãos de um colecionador que tinha mais de quarenta carros antigos em sua casa.
“Acontece que ele é fã de Volkswagen e por isso decidiu se desfazer do Maverick, a fim de abrir espaço em sua coleção. O automóvel era de uma tia dele, o que me tornou o terceiro dono”, explica Fernando.
Além de ser um modelo todo original de fábrica, incluindo estepe, macaco, chave de rodas e fiação elétrica, o Maverick está com apenas 46 mil km rodados.
“Pequenos retoques na pintura já tinham sido feitos pelo antigo proprietário, contudo, o automóvel nunca foi desmontado ou restaurado”, comenta Fernando.
Por enquanto, este é o único carro antigo que tem, mas herdará de seu pai uma Parati de ano 1990. Quanto ao Maverick, Fernando conta que recebeu propostas de compra, mas a venda está totalmente fora de cogitação. Por fim, a respeito dos cuidados com ele, prefere fazer sua manutenção e limpeza pessoalmente, deixando-o ainda mais bonito para os passeios de final de semana.