Hoje em dia, na arquitetura e decoração, cachorros e gatos recebem atenção especial para viverem confortavelmente junto de seus donos, afinal, a população de pets já gira em torno de 70 milhões nos lares brasileiros, segundo pesquisa. Portanto, a sessão do Casa20 deste mês traz ideias e dicas para quem recém adotou seu animalzinho, ou para aqueles que querem dar uma repaginada no ambiente, sem tirar a comodidade de seus filhos de quatro patas
Com tanto estudo, inovações e tecnologia, atualmente já é possível ter em casa uma decoração moderna e completamente adaptada aos bichos de estimação. Basta acertar na escolha dos materiais a serem utilizados e atentar-se a observações que farão a diferença no dia a dia da família.
São pequenos detalhes que, certamente, farão a diferença para você e para o seu lar como um todo, já que aconchego, conforto e amor nunca são demais, não é mesmo? Pensando nisso, trazemos soluções simples para que humanos e animais vivam em sintonia, com todas as suas necessidades bem atendidas, desde a segurança, até a higiene e lazer.
Além de considerar espaços específicos para alimentação, necessidades fisiológicas e descanso, é imprescindível, principalmente para quem mora em apartamentos, investir em redes de proteção em janelas, varandas ou sacadas. Para facilitar o acesso do animal, passagens adaptadas podem ser instaladas nas portas, por exemplo.
Animais em casa demandam maior frequência no processo de limpeza. Portanto, quando falamos em piso, o porcelanato aparece como o tipo de revestimento que atende os mais variados estilos de decoração, devido ao grande número de acabamentos disponíveis, e também porque podem ser limpos com muita facilidade.
Tanto para cachorros como para gatos, uma ideia inteligente é considerar, para as cadeiras e sofás, a impermeabilização ou blindagem do tecido, que ajudam a driblar possíveis imprevistos.
Sobre os tapetes, um modelo produzido com fibras sintéticas de vinil e poliéster, que são laváveis e apresentam a trama totalmente fechada, são as melhores opções.
Para móveis, é aconselhável usar estantes fechadas. No caso de gatos, a marcenaria pode ser pensada para proporcionar um maior grau de dificuldade nas escaladas.
Matéria inspirada em: www.revistasim.com.br