Lazer e educação ao alcance de todos

O CEAVA - Centro de Entidades Assistenciais de Vacaria - é uma organização não governamental que existe há quarenta e três anos e atende aproximadamente duzentos beneficiários em situação de vulnerabilidade social. Várias oficinas são oportunizadas gratuitamente, visando um objetivo específico: a socialização e a convivência entre indivíduos de diferentes idades, pensamentos e aptidões. Vem conhecer mais sobre esse trabalho e descobrir como você pode ajudá-los a continuar desempenhando esse projeto tão benéfico à comunidade vacariana

01/03/2020 Especiais Carolina Padilha Alves Tiago Sutil

O Centro de Entidades Assistenciais de Vacaria - CEAVA - começou pela iniciativa de Maria José Guazzelli de Guazzelli Costa, a qual ganhou a titulação de Presidente Emérita da instituição, já que passou sua vida toda ajudando o próximo e buscando recursos para projetos que persistem até hoje.

Atualmente, quem dá continuidade às suas ideias, é uma diretoria voluntária presidida por Laurena Guerra Damiani. O CEAVA é uma ONG, sem fins lucrativos, que atende pessoas a partir dos seis anos, até a terceira idade. Na gestão das atividades, ainda estão Maristela Siqueira Godinho, Auxiliar Financeira/Administrativa e Elisa Vieira de Sousa, Coordenadora de Atividades.

Segundo Laurena, o CEAVA vem ao longo dos anos resgatando pessoas em situação de risco, e de alguma maneira passando informações, para que se tornem produtivas, melhorando o conhecimento, enfrentando os desafios e, consequentemente, o resultado é sentido na família e na comunidade. A ONG procura introduzir na sociedade cidadãos de bem, organizados, atuantes e confiantes em suas ações.

O CEAVA não tem sede própria, depende da prefeitura que cede um local para que possa realizar suas atividades. No momento, a entidade funciona no antigo colégio Pedro Álvares Cabral. O espaço é adaptado para receber as oficinas de: capoeira, flauta doce, desenho/grafite, marcenaria, artesanato (patch work, madeira, pintura, tricô e crochê), violão, informática (básica e avançada), culinária, eletroeletrônica/robótica, assistente administrativo e língua inglesa.

Tudo isso acontece por meio de um projeto realizado em parceria com o Poder Público Municipal, mediante a assinatura de Termo de Colaboração que segue as regulamentações da lei 13.019, além de contribuições da comunidade. Os oficineiros são remunerados e suas atividades tem como objetivo a socialização e convivência, norteados pelas características de suas oficinas que buscam o desenvolvimento de aptidões específicas, as quais podem contribuir para a realização pessoal de cada beneficiário.

O público-alvo do CEAVA vem de diferentes bairros da cidade em busca do conhecimento oportunizado pelas oficinas, que possibilitam a redução da vulnerabilidade social. O serviço é prestado sem interrupção, ou seja, as oficinas acontecem durante os doze meses do ano.

Além das oficinas internas, a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, permite ao CEAVA a contribuição em atividades fora do espaço, tanto na colaboração com os encontros de terceira idade de dez grupos diferentes do município, quanto com o Grupo Superação, que tem organização própria e reúne-se todas as terças-feiras para realização de atividades artesanais e físicas.

A parceria com a prefeitura é fundamental para o desenvolvimento das atividades, porém a ONG recebe ajuda em alimentos e valores para custear e manter os projetos em pleno desenvolvimento

A convivência e o aprendizado são fatores indispensáveis no desenvolvimento do ser humano, e é em cima desses pilares que o CEAVA firma-se como uma das entidades de quase cinco décadas em funcionamento em nossa região. Os resultados efetivos refletem na vida profissional e estudantil dos beneficiários que, muitas vezes, descobrem seus dons nas oficinas e conseguem pôr em prática, levando como profissão e se especializando naquela determinada atividade.

“Cuidar e pensar no outro, requer muita entrega e bastante empenho. Esperamos poder continuar ajudando muitas pessoas da nossa comunidade, já que a nossa maior recompensa é vê-los felizes, capacitados e longe das coisas ruins que a sociedade oferece”, comenta Ingrid Junkes Dal Molin, Analista Administrativo.

Quer conhecer o trabalho do CEAVA e saber como ajudar? Faça uma visita, entre em contato ou faça sua doação de qualquer valor:

Nilo Peçanha,1360 - Petrópolis

(54) 3231-4148

Conta bancária para depósito:

Banrisul

Agência 0440

c/c 06.053.516.8-4

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.