A F-1000 1991 de Alex Seiddel, é considerada o primeiro automóvel turbo fabricado no Brasil a ser vendido em linha. Por isso e por outros motivos, a caminhonete é o xodó de seu dono e já está na família há mais de onze anos
O carro que, primeiramente foi comprado para ser usado no serviço e compromissos diários, hoje faz no máximo 200 km por ano, ficando a maioria do tempo guardado na garagem. Essa é a história da F-1000 1991 Turbo, que foi comprada em 2006 pela família Seiddel, e vendida algum tempo depois.
“Usávamos ela como carro de firma, até que um amigo nosso ficou louco pela caminhonete e nos fez uma proposta irrecusável de compra, e então acabamos vendendo, já que na época o seguro dela era caro para manter”, relembra Alex.
Mas foi em 2010 que esse amor antigo foi recuperado, quando esse mesmo amigo colocou ela à venda e Alex, sem pensar duas vezes, resgatou a raridade. O clássico da Ford é todo original e não possui nenhuma alteração expressiva. O proprietário optou por fazer apenas o polimento, a troca das faixas, das rodas e rebaixou a suspensão.
A F-1000 Turbo de fábrica é considerada um marco no automobilismo brasileiro, já que foi o primeiro carro a vir com esse acessório no Brasil, nos anos 90. A pioneira turbinada é imponente, confortável, forte, marcante devido a sua coloração avermelhada e, de uns anos pra cá, é utilizada apenas para passeio.
“Ela já esteve presente em encontros de carros antigos, como o Retrô Sobre Rodas e o evento anual de São Marcos, que infelizmente deu uma parada em função da pandemia do coronavírus. Quando tudo voltar ao normal, pretendo continuar participando desses encontros que são tão importantes para os admiradores de relíquias”, comenta o proprietário.
Apesar de, seguidamente, Alex receber propostas de compra, ele deixa bem claro que a venda foi feita apenas uma vez, e que agora, depois de recuperada, dificilmente sairá de sua posse novamente.
“Ela passou por muitos momentos com a gente e chega ser difícil pensar em me desfazer dela algum dia”, finaliza.