Em Outubro de 2023, Danilo Ciotta fez uma viagem em família, carinhosamente intitulada por eles de “Retorno às origens”, já que visitaram Fregona, uma comunidade italiana da região de Vêneto, local este em que seus antepassados moravam. Lá ele também passou por Roma, Veneza, Assis, Firenze, Pisa, Milão, Verona, entre outras. Vem com a gente ler sobre essa experiência incrível em mais uma Expedição
Danilo saiu de Vacaria em busca de conhecer e experimentar os sabores e belezas da Itália, absorvendo a cultura local e descobrindo os costumes do local onde surgiu sua família.
Chegando lá, deparam-se com uma culinária vasta, mas com pratos muito similares aos que temos no Rio Grande do Sul: cardápios recheados de pães, massas e pizza, sempre acompanhados de muitas variedades de saladas e óleo de oliva.
“A grande diferença em relação à nossa região ficou por conta do consumo de carne vermelha, que foi restrito a apenas um dia durante a viagem, sendo essa carne de cervo. Percebe-se um consumo menor desse tipo de proteína, muitas vezes substituída por carnes brancas ou de porco”, relembra.
Quanto ao clima, Danilo comenta que, no mês em que visitou o país, estava muito similar ao outono gaúcho, sendo frio no início das manhãs e à noite, e quente durante o dia, principalmente no norte do país.
“Roma foi a cidade mais quente, confirmando as altas temperaturas que a Europa recebeu ao longo de 2023, com média de 30ºC na capital italiana”, afirma.
A Itália é o berço do catolicismo, e, por conta disso, boa parte de seu turismo se baseia na religião, onde muito da história é contada em igrejas, templos e monumentos religiosos. Vamos conhecer alguns dos lugares visitados pelo viajante:
Museu do Vaticano: Os Museus Vaticanos são repletos de arte e história. A joia do lugar é a Capela Sistina, com o famoso teto pintado por Michelangelo, especialmente "A Criação de Adão".
Cidade de Assis: Assis é uma cidade medieval e o local de nascimento de São Francisco de Assis. A Basílica de São Francisco é famosa por seus afrescos, possuindo uma atmosfera espiritual e de viagem no tempo.
Veneza: conta com seus canais, gôndolas e arquitetura única. A Praça de São Marcos, com a Basílica de São Marcos e o Campanário, é o ponto central e icônico da cidade.
Sirmione: é uma incrível cidade à beira do Lago de Garda. Destaque para o Castelo de Scaliger e as ruínas das Grutas de Catullo, ambos oferecendo vistas espetaculares.
Monte Grappa: um local histórico nos Alpes italianos, famoso pela Primeira Guerra Mundial e pelo Sacrário Militar. Além de história, oferece trilhas e vistas impressionantes. É um verdadeiro museu a céu aberto.
Firenze: berço do Renascimento, a cidade é repleta de obras de arte e arquitetura impressionantes espalhadas pelas ruas. Destaque para a catedral de Santa Maria del Fiore.
Após mergulhar nos costumes de tantos lugares diferentes, Danilo acredita que, para um crescimento sócio cultural de nossa cidade, se faz necessário valorizar o patrimônio histórico, promover mais eventos culturais e artísticos, fomentar a conservação e visitação em museus e centros culturais, além de investir na restauração de prédios históricos.
“A parte mais incrível da viagem foi a quantidade de informação recebida e notar a preservação histórica em todo canto. Muitas vezes, era até difícil absorver o conteúdo extenso, mas vindo de cidades com mais de dois mil anos de existência, é compreensível tanta história. Experimentar uma nova cultura é levar consigo uma bagagem sem precedentes, que acaba ficando contigo para a vida toda”, finaliza ele.