Notas de uma vida

Amilcar Cordella é professor de música, compositor, poeta, multi-instrumentista e técnico em instrumentos musicais. O nosso artista desse mês, compartilha conosco a caminhada de uma vida inteira dedicada à arte

01/11/2020 Artistas Carolina Padilha Alves

Apesar de, ainda nos anos 80, Amilcar ter feito uma guitarra de papelão e convidado alguns colegas para montar uma banda, esse não foi o primeiro instrumento musical que ele aprendeu a tocar. Entre tantos que domina hoje, o músico iniciou no piano com a professora Irmã Josefina, no antigo Colégio São José.

“Eram tempos difíceis financeiramente para minha família. Eu desenhava as teclas do piano na mesa da cozinha para treinar os movimentos e na próxima aula tocar melhor. As irmãs, percebendo a minha dedicação e vontade em aprender, conseguiram uma bolsa para eu continuar os estudos”, relembra.

A primeira banda que o vacariense participou, chamava-se Elo Ocidente, na qual foi baterista por dois anos. Paralelamente, o músico estudava violão, fazendo juz a seu sobrenome, já que Cordella, em italiano, significa “cordas”.

Nos anos 90, fundou o grupo Nuances Violeta, onde, com os demais integrantes escreveram as músicas In Versos, Cogumelos Atômicos, Reticências, No More Time, entre outras. "Apresentávamos as canções em festivais, bares, clubes da cidade e região, e algumas tocavam nas FM’s locais. Em 1996 abrimos o show da Banda IRA, de São Paulo, no Jockey Club de Vacaria. Fomos elogiados pela produção e pelos músicos”, conta, orgulhoso.

Amilcar formou-se em Fruticultura e então pensou em lecionar Biologia, seguindo os passos de sua mãe e irmã, ambas professoras. Porém, foi quando um vizinho perguntou se ele gostaria de ensinar guitarra para seu filho, e ele acabou aceitando. De lá pra cá, já se passaram vinte e três anos tendo o ofício de professor de música, especializado em cordas.

“Hoje a música é para todos, independente da idade. Com o passar do tempo, desenvolvi e modernizei os cursos para que os alunos executem a prática e o canto, a postura correta, os movimentos simplificados das mãos e dos ritmos e, posteriormente, a leitura de partituras e teoria”, explica.

E para coroar o seu envolvimento com música, Amilcar também é Luthier, profissional especializado em regular, reparar e construir instrumentos musicais. Esse dom foi herdado de seu avô Idalino, que tinha como hobbie fabricar brinquedos de madeira. “Assim como ele, comecei construindo brinquedos. Mais tarde, quando meus instrumentos precisaram de manutenção, comprei um livro sobre Luthieria e ingressei em mais uma atividade profissional. Fabriquei uma réplica da guitarra Fender Telecaster, usada no filme A Encruzilhada. Chamo-a de Pinóquia, pois assim que comecei a tocar, ela ganhou vida”, diz ele. Atualmente, o técnico monta guitarras e contrabaixos personalizados e dá assistência para empresas, alunos e clientes.

Sua ligação com a arte não para por aí. Nosso conterrâneo talentoso também escreve poemas e crônicas. A Rua do Tempo é uma coletânea de poesias onde encontram-se cinqüenta e sete títulos sobre a vida, o amor e a espiritualidade. Amilcar pretende em breve publicar suas obras.

Entre seus projetos futuros, estão o retorno aos palcos e o lançamento de um trabalho autoral chamado "Numa Esquina em Andrômeda", que contém músicas que vem compondo nos últimos anos. Por hora, Amilcar pretende continuar contribuindo para a educação, cultura e serviços prestados para Vacaria e região.

“Com muito profissionalismo, amor e dedicação, trabalhar e contribuir para arte é uma realização profissional e pessoal, uma felicidade indescritível ”, finaliza.


REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.