A EJA é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que não tiveram acesso à educação na idade considerada regular e que desejam retomar e concluir seus estudos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Em Vacaria, desde 2020, a EMEF Romeu Antonio Biazus é a única escola Municipal que oferece o Ensino Fundamental na modalidade EJA, sendo que os alunos têm transporte gratuito de todos os bairros da cidade.
Sua carga horária é reduzida em comparação ao ensino regular, o que permite maior flexibilidade para os alunos que precisam conciliar os estudos com o trabalho. Na EJA, é possível concluir um ano letivo em apenas um semestre, acelerando o processo de aprendizagem e proporcionando a oportunidade de retomada dos estudos de forma mais rápida e acessível. Neste período de cinco anos, cerca de dez turmas concluíram o Ensino Fundamental, totalizando em torno de duzentos e quarenta alunos formados.
“Para nós professores, a importância de uma pessoa ter o ensino fundamental e médio completo é imprescindível para garantir uma base sólida de conhecimentos, habilidades e competências que ajudam na formação cidadã, no desenvolvimento pessoal e na preparação para o mercado de trabalho. Além disso, esses níveis de ensino são essenciais para que a pessoa possa compreender melhor o mundo ao seu redor, exercer seus direitos e deveres e ter mais oportunidades na vida”, afirma Caroline Bertin, professora.
Seu Adão Rodrigues Lino, atualmente aluno da EJA, conta sua experiência como estudante, depois de tantos anos sem frequentar uma sala de aula.
“A minha dificuldade principal era ir para o centro, precisar ir em alguns lugares, e não conseguir ler as fachadas, placas e letreiros. Então, dependia de ficar pedindo para outras pessoas. Encontrei dificuldades nos primeiros dias de aula, mas depois foi correndo tudo bem. Agora tenho mais sabedoria e vou poder ensinar meus netos, o que me deixa muito feliz”, completa ele.
Já para dona Elaine Alves da Silva, a leitura proporcionou que ela conhecesse coisas que antes nem imaginava ser possível.
“Agora sou grata por entrar nos lugares e saber o que estou lendo. Minha maior dificuldade nas aulas foi o fator de eu esquecer rapidamente o que foi aprendido, mas, com o apoio da minha família e das professoras, estou conseguindo. Pretendo continuar estudando depois da finalização da EJA”, finaliza.
Sobre as matrículas
As matrículas são feitas durante todo o ano letivo e são aceitos jovens a partir dos 15 anos de idade. Documentos necessários: certidão de nascimento, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e atestado de escolaridade.