O futuro nas mãos da nova Digitalli

A vacariana pioneira no RS na fabricação de carregadores veiculares

01/04/2024 Especiais Laurita Baldi Nery Esthudio f18

A família

Patrick Borges Bonella nasceu e cresceu dentro da eletrônica da família, vendo seu pai, Francisco Bonella, e os tios trabalharem. Desde pequena, Daniela Nora Rodrigues viu o pai, Vanderlei Rodrigues, fazer serviços terceirizados para a Eletrônica Bonella. Mas foi na adolescência que Patrick, com 15 anos, e Daniela, com 14, se encontraram de fato. O local era o CLJ, onde ambos começaram um namoro que, depois de 10 anos, evoluiu para o casamento.

O companheirismo, aliado a objetivos comuns, sempre foi marca do casal. Com a inteligência e a curiosidade de Patrick, e o empreendedorismo de Daniela, essa parceria rendeu ótimos frutos, tanto na vida pessoal, com a vinda dos filhos — Júlia, hoje com 7 anos, e Murilo, com 15 anos — quanto na profissional.

A formação

Ainda jovem e apaixonado pela área científica, Patrick se formou em Engenharia Elétrica pela PUC/RS em 2004. Formado, recebeu proposta para trabalhar no SENAI de Santa Cruz do Sul, para onde se mudou. Não demorou muito para migrar para a KOPP Tecnologia, onde adquiriu mais conhecimentos e experiência. A vontade de ter o próprio negócio, porém, falava mais alto, e Patrick acreditou no seu potencial, tornando-se profissional autônomo na área que amava — a eletrônica.

Por ironia do destino, foi numa feira tecnológica em São Paulo que uma grande empresa vacariana obteve ótimas recomendações de um profissional da Engenharia em ascensão. Ali nascia a parceria entre a Resfriar e Patrick, cuja principal atividade seria a prestação de consultoria na área elétrica. Além da Resfriar, tinha como clientes empresas de Caxias do Sul e Porto Alegre.

Nasci dentro da eletrônica, acompanhando o meu pai. Desde pequeno, me enxerguei trabalhando no ramo; nunca tive dúvidas do que faria quando crescesse. Posso afirmar que um sonho de criança se realizou, sempre com o apoio das nossas famílias, de uma forma ou de outra, destaca Patrick Borges Bonella.

Criar, inovar, empreender!

Com a logística como impasse, em 2014 o casal resolveu voltar para a cidade natal e investir na fabricação de produtos eletrônicos. Criar, inovar e empreender era o caminho para a felicidade, num pequeno espaço atrás da casa dos pais de Patrick. Espaço que ficou pequeno, forçando-os a utilizar a própria residência. De forma quase que manual e com poucos funcionários, a grande demanda, principalmente por seus principais clientes, a Resfriar e o Moinho Vacaria, alavancou o ritmo da empresa.

Sempre crescendo, a fábrica diversificou, produzindo, entre outros, peças para: placas eletrônicas, geladeiras portáteis, impressoras 3D, churrasqueiras rotativas, aparelhos de ar-condicionado automotivo, máquinas de café, hardware de simulador de fórmula 1, placas de célula de sobrevivência de tanques de guerra.

Produção que roda o mundo, com mão de obra 100% vacariana. Aliás, o mundo sempre fez parte da vida de Patrick, que viaja constantemente para a China e para outros países em busca de aperfeiçoamento e atualização do mundo digital.

Com a aquisição de máquinas de última geração, como o robô que faz a montagem de peças, e o negócio crescendo, fez-se necessário nova mudança. Instalada em um apartamento com espaço maior, a fábrica funcionava de forma mais dinâmica.

“No início, trazíamos alguns produtos eletrônicos do exterior, principalmente da China. Com o tempo, porém, começamos a produzir tudo aqui em Vacaria, sem a necessidade de visibilidade ou mídia, pois a demanda sempre foi toda absorvida. Apesar do alto investimento financeiro, sempre soubemos que o retorno viria, porque depositamos nossas vidas no negócio”, relembra Patrick.

A Digitalli Solar

Em 2018, surge um novo empreendimento — a Digitalli Solar, aliando usinas solares terceirizadas (para residências e empresas de pequeno a grande porte) e projetos feitos pelos engenheiros da empresa. Para tanto, fez-se necessário construir um prédio específico, mais amplo, para o funcionamento dos dois segmentos, ao lado da Eletrônica Bonella, na rua Pinheiro Machado.

A Digitalli Solar já disponibilizou mais de mil projetos em Vacaria e vários pelo Brasil afora. Bom negócio para os proprietários e para a cidade pela geração de empregos, imersão da mesma no mercado tecnológico e pela promoção da economia local. Sem contar a colaboração iminente para o desenvolvimento sustentável, onde o meio ambiente é beneficiado.

A Digitalli Eletrônica e Automação

Sempre atento ao avanço da tecnologia, Patrick agregou seus conhecimentos à vontade incansável de inovar, surgindo, assim, a ideia de produzir carregadores veiculares AC e DC, visto que o carro elétrico já não é mais uma previsão do passado para o futuro, mas é presente e faz parte de um mercado em ascensão. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico destaca a importância desse novo produto, impulsionado pelo crescimento de veículos elétricos no mercado nacional.

A agregação dessa inovação ao negócio fez surgir a necessidade de ampliação da Digitalli Eletrônica e Automação, separando o ramo solar do ramo industrial. Recentemente inaugurada, no bairro Flora, a fábrica continua produzindo componentes eletrônicos e é pioneira no RS na fabricação de carregadores automotivos, com mão de obra 100% local.

Com investimento de aproximadamente 4 milhões de reais, o novo empreendimento vai gerar, inicialmente, mais de 30 empregos diretos e mais de 60 indiretos para Vacaria e região, dobrando a capacidade de produção (passando de 16 mil componentes/hora para 32 mil/hora), projetando a cidade no cenário da tecnologia de ponta.

“Sempre trabalhamos de maneira discreta, acreditando no nosso potencial, tendo a eletrônica no sangue de ambos. Por isso, a vontade dupla de que essa faceta crescesse tanto quanto a solar. Para nós, é um orgulho fabricar um produto que leva a nossa marca e que eleva Vacaria!”, destaca Daniela.

ZETA UNO é o nome da marca dos carregadores produzidos em Vacaria na fábrica da Digitalli, já instalados em shoppings, eletropostos e empresas com frotas próprias, podendo ser instalados em residências. Em negociação, além do Brasil, na Turquia, México, Colômbia e África do Sul, o Zeta Uno tem o diferencial de deixar a recarga mais rápida, num período de 20 a 40 minutos, dependendo do modelo do veículo. A projeção é de se produzir, cerca de mil carregadores AC até final de 2024 e 100 dos DC (ultra Rapidos).

“Hoje, projetamos usinas solares que podem abastecer os eletropostos, ou seja, um negócio complementando o outro; ambos dentro do conceito de sustentabilidade, que garantirá um futuro para o planeta”, completa Patrick.

Novos voos

Ainda em 2024, com sede na BR-116, em Vacaria, a Digitalli contará com mais um empreendimento: o centro de distribuição de placas solares, em parceria com a consolidada distribuidora WEG.

Os três segmentos de uma pequena empresa, que nasceu nos fundos de uma residência, tornaram-se grandes como os sonhos de seus idealizadores, que lutaram bravamente e hoje fazem parte da história do progresso de sua cidade natal. Vacaria só tem a se orgulhar!

Meu espírito empreendedor vem do inusitado: as coisas foram acontecendo e fomos trabalhando sem deixar o medo falar mais alto. Eu vejo isso como desafio, mas sempre acreditando que as coisas vão dar certo, ressalta Daniela Nora Rodrigues.

Contatos:

Fone/whats: 3512.1522

@digitallieletronica

Rua Pinheiro Machado,178 - Flora. Vacaria / RS

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.