João Maria Pinheiro da Rosa nasceu sem a visão, o que não o impediu de brilhar como artista, sendo um dos fundadores do conjunto Os Caudilhos e professor de gaita, instrumento que o acompanha desde os 7 anos de idade. Conheça a trajetória do músico, que venceu pela força de vontade e talento, na matéria a seguir
João Maria começou a carreira artística ainda criança, em Bom Jesus, tocando gaita ponto. Aos 25, começou a estudar gaita piano com a professora Eloi Finger. Ainda em Bom Jesus, fez parte do conjunto “Tudo Azul”, formando depois, com Pedro Terrez e Homero Finger, o conjunto “Planalto”.
Ao vir para Vacaria, formou a dupla “Os Sanfoneiros do Sul”, com Aderli Mendes. Após, conheceu o professor Antônio Carlos Cunha e formaram a dupla “Os Mestres do Acordeon”. Mais tarde, reuniram-se com Deoroci Silveira e Heitor Maciel e fundaram o conjunto “Os Caudilhos”, o qual recebeu, posteriormente, Jones Rubira e Rui Barbosa.
Quando o conjunto “Os Caudilhos” se desfez, João Maria dedicou-se apenas a lecionar música, o que nunca deixou de fazer, há mais de 50 anos! Até hoje recebe alunos em sua casa, gosta de tocar música semiclássica, mas considera como sua paixão a música gaúcha. Em 1978, João Maria tirou o primeiro lugar no concurso de gaita ponto no XII Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.
Em 2012 foi homenageado pelo município de Vacaria, e no ano seguinte também recebeu uma homenagem no 8º Festival Baqueria de Los Piñares, além de ter sido Patrono de Bom Jesus na Semana Farroupilha (CTG Presilha do Rio Grande) neste mesmo ano. Em todos estes eventos, João Maria foi acompanhado por sua esposa Enedina Júlia Ribeiro, com quem é casado há 20 anos.