O poder das palavras

João Vitor de Lemos Tóffoli é um escritor vacariano que lançou seu livro, Devaneios de Euforia, em Junho deste ano. Conheça este jovem autor, suas inspirações e futuras publicações, na matéria a seguir

01/10/2024 Artistas Carolina Padilha Alves

A paixão pela escrita surgiu ainda na infância, onde João Vitor tinha um caderno que queria transformar em livro. Moravam nele várias histórias sobre sonhos que o pequeno tinha, porém, o caderno acabou ficando pela metade e a capa, que foi confeccionada por ele, foi perdida.

No ensino médio, escreveu seu primeiro poema na aula de literatura, aproveitando que as rimas surgiam com certa facilidade. Mas o desenvolvimento de fato aconteceu ao ingressar na faculdade.

“Sou discente do curso de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal, onde conheci a professora Laura Cristina Noal Madallozo, que me deu dicas, incentivo e me apresentou o clube Café com Leitura, do qual participei por um tempo, intensificando meu contato com as palavras”, relembra ele.

Em seguida, João participou de alguns concursos literários, começou a compilar alguns materiais para seu primeiro livro e foi convidado para participar da I Antologia da Academia Vacariense de Letras, fazendo o lançamento da primeira edição de Devaneios de Euforia junto a AVL. “Alguns meses depois, saí da Academia Vacariense de Letras e passei a seguir carreira solo. Com isso em mente, organizei a segunda edição dos Devaneios de Euforia com a editora Vírtua, que está separada por gêneros textuais e contém alguns extras”, explica.

E foi assim que, em Junho de 2024, o escritor teve sua noite de lançamento no Café com Letras, apresentando a segunda edição de seu primeiro livro, que teve a presença de família, amigos e também pessoas desconhecidas que se interessaram pela leitura.

“Foi uma noite melhor do que imaginei e por isso sou extremamente grato aos donos do local, que me proporcionaram a organização necessária para receber os convidados, fazer a apresentação sobre o livro, declamar alguns poemas, tirar dúvidas e fazer fotos”, agradece ele.

Como inspiração, João Vitor destaca autores como Alan Moore, Shakespeare, Cruz e Sousa, Augusto dos Anjos, Neil Gaiman e George Orwell, além de ouvir canções de temática melancólica e triste, que o ajudam a escrever. “Mas acima disso, a desgraça que me acompanha e a tragédia que habitam em mim, é uma dor da qual usufruo e expresso em palavras, o que não pude dizer somente com a fala. A lágrima que não pude chorar foi metamorfoseada na tinta de minha escrita, que combina com sangue que já derramei um dia”, disserta.

Há pouco tempo, João Vitor finalizou seu segundo livro, Devaneios de Utopia, que será lançado em breve, com tom mais pesado e contará com ilustrações em preto e branco.

Seu terceiro livro, Chão de Jardim, será sobre amor e tragédia. O título virou música, feita e gravada por Jorge Dorigatti, outro artista de Vacaria.

“Enfim, o projeto continua no conceito e não há previsão de lançamento. Ainda há uma pilha de livros para eu retomar, seja quadrinhos, pedagogia ou literatura. A composição terá o seu tempo, enquanto cultivo e crio o meu Chão de Jardim”, finaliza o autor.

Participações em antologias

Beatnik - Editora Persona

Eles Não Vão Nos Calar - Editora Persona

Coletânea de Poetas Brasileiros Volume 1 - Editora Persona

Questão de Tempo - Editora Persona

Literalivre, edição de número 30, 31, 32, 34

Poesia Agora Primavera - Editora Trevo

I Antologia da Academia Vacariense de Letras: Araucária - Editora Garcia

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.