Conheça a colaboração entre o engenheiro João Alberto Pimenta de Brito, sócio das empresas Concrelux e Construtora Brito, e a marca mundial Mercedes Benz
O Engenheiro Civil, João Alberto Pimenta de Brito (in memoriam), sócio das empresas Concrelux Serviços de Concretagem e Construtora Brito, juntamente com seus irmãos, foi pioneiro no ramo do concreto na região de Vacaria. Um profissional a frente de seu tempo, executou projetos e propôs soluções inovadoras no setor da construção civil, sempre buscando solucionar os problemas que encontrava diariamente nos canteiros de obras.
Durante as quase três décadas trabalhando com caminhões betoneira, pode observar que os equipamentos com três eixos tinham uma performance melhor em terrenos acidentados, porém com menores cargas, tendo assim que fazer mais viagens para levar certa quantia de concreto, aumentando desta forma o desgaste do equipamento e o tempo de operação. Outro ponto de observação é que o balão dos caminhões betoneiras gira no sentido horário, o que faz com que a carga seja sempre jogada para frente, ou seja, a parte maior do peso vai para dianteira.
Já os caminhões com quatro eixos conseguem transportar cargas maiores e distribuí-las de maneira mais funcional, porém devido ao seu comprimento e dificuldade para manobras dentro dos canteiros, acabam operando bem somente nas áreas urbanas.
Pensando na solução desse problema e em melhorar a operação da sua empresa, João Alberto idealizou um eixo direcional adicional, o qual pudesse ser implementado no chassi de um caminhão de três eixos. Dessa forma conseguiria unir o que ambos os modelos tinham de melhor: uma maior capacidade de carga aliada a uma melhor condição de manobra e melhor distribuição de peso. O que lhe permitiria levar mais carga em terrenos de difícil acesso.
Em meados de 2017, o engenheiro já em busca de um caminhão em que pudesse aplicar o que havia idealizando, efetuou a compra de alguns caminhões ATEGO 2730 6x4 na concessionária Mecasul, e percebeu que nesse modelo de caminhão seria possível executar o seu projeto tão sonhado do eixo direcional no chassi mais curto.
Em parceria com a Mecasul, a maior concessionária de veículos comerciais Mercedes Benz do estado, com atendimento em 199 municípios gaúchos e 75 anos de experiência em caminhões, ônibus e vans, iniciaram-se as conversas com a gerência da Mercedes Benz do RS.
Após a conclusão da primeira etapa, o projeto foi encaminhado para avaliação e aprovação por parte da engenharia da fábrica da Mercedes Benz em São Paulo. Logo, João Alberto recebeu com grande felicidade a notícia de que a Mercedes Benz abraçou a ideia e enviaria seus engenheiros para uma visita na sede da Concrelux em Vacaria. A partir desse momento iniciou-se o desenvolvimento a oito mãos do projeto pelas empresas Concrelux, Mercedes Benz, Mecasul e HBZ.
Em 2020 o engenheiro efetuou a compra de mais alguns caminhões, sendo dois deles os protótipos dos caminhões modelo Atego 2730 8x4 no chassi do 6x4.
Os dois primeiros caminhões projetados por João Alberto chegaram no mês de Fevereiro, e foram entregues a seus filhos, Filipe Moreira de Brito, Maria Fátima Moreira de Brito e Joaquim Lima de Brito, que com grande emoção receberam as chaves das mãos do diretor operacional da Mecasul, em um ato solene realizado na sede da concessionária Mercedes Benz, em Caxias do Sul.
O projeto foi tão bem aceito pela Mercedes Benz, que a fábrica já estuda a possibilidade de tornar o projeto idealizado por João Alberto em um caminhão de série da empresa. A ideia do engenheiro João Alberto vem a ser uma solução que agrega valor a todo o setor, uma vez que soluciona um problema enfrentado por todas as concreteiras nas operações diárias em térreos de difícil acesso, como em obras de barragens e torres de transmissão.