Ronco esportivo

Franco Stedile, um dos maiores colecionadores de carros do Rio Grande do Sul, mostra o seu Hupmobile Century Eight 1930 e nos conta como foi o processo de restauração dessa raridade que agora roda nas estradas brasileiras

01/12/2019 Inegociáveis Carolina Padilha Alves Tiago Sutil

Carros antigos e raros recebem, há muitos anos, a atenção e o amor de Franco Stedile que, como um bom colecionador de automóveis, dedica seu tempo para procurar os modelos e marcas que gostaria de ter em sua coleção.

No caso do Hupmobile Century Eight 1930, Franco encontrou sua carroceria em um ferro velho, há oito anos, aqui mesmo no Brasil. Ele acabou guardando-a e restaurando outros carros antes, até que, em 2018, iniciou os trabalhos para a restauração deste, que demorou em torno de doze meses para ficar pronto.

Montada em cima de um motor de Blazer, o Hupmobile se tornou um verdadeiro convite para acelerar, já que também possui pneus de corrida, ideais para trazer segurança em dias chuvosos. Na parte mecânica foram retiradas as turbinas, o motor ultrapassa 220 cavalos, tem 6 cilindros, suspensão independente, escapamento feito de aço inoxidável e, nos opcionais, temos trava e vidro elétrico, direção hidráulica, entre outros.

Os faróis são originais de época e de tamanho desproporcional ao carro, diferente dos modelos anteriores lançados pela marca. A cor, também original, foi mantida em seu tom vinho, apenas com um toque perolizado para trazer modernidade à estética do carro. O estribo e paralama, que eram inexistentes na sua carcaça, foram criados pelos mecânicos e restauradores de Franco, assim como algumas alterações feitas em toda a traseira.

O Hup teve suas quatro portas revestidas com madeira de lei cavilhada e aço, em um trabalho paralelo de marcenaria que demorou em torno de dois meses. Mas entre tantas informações sobre a máquina, o que mais chama a atenção é o seu interior: o revestimento dos bancos e forro de porta foram feitos com couro de vaca.

“Tive a ideia e falei para um amigo meu, dono de frigorífico, que precisava de três bois brasinos idênticos, para colocar no carro. E então, curtimos o material no curtume e fizemos um tratamento específico para que os pelos não fiquem caindo”, explica o proprietário.

Entre muitas das peças importadas dos Estados Unidos, está a logo original na dianteira do carro. Feita de porcelana e encontrada por Franco em um leilão na internet, é considerada o charme do automóvel que, como um todo, apresenta imponência e ineditismo.

O carro, que já participou de fotos de casamento e aniversário de quinze anos, é uma das preciosidades dessa coleção que deixa qualquer um de boca aberta.

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.