Baterias automotivas foi o produto em que Renato Rech decidiu investir há quase quatro décadas atrás, em nossa cidade. Nessa matéria sobre empreendedorismo, ele nos fala sobre a parceria dos filhos no empreendimento, as atualizações que precisaram ser feitas e as mudanças de mercado
O espírito empreendedor faz com que, a empresa, seja ela do tamanho que for, gere empregos para a comunidade, renda para a economia local e traga soluções práticas para quem necessita daquele setor em específico.
Mas para que um negócio se mantenha ativo por décadas, é preciso competência, foco e cabeça aberta para adequar-se às necessidades do mercado que muda incansávelmente, muito devido ao desenvolvimento da tecnologia. E foi exatamente assim que aconteceu a caminhada da empresa que Renato Rech abriu em Vacaria, há trinta e oito anos.
No início em local alugado, o empreendedor que lidava com baterias automotivas não teve dificuldade em fazer o nome ficar conhecido na cidade e região, já que, segundo ele, na época não existia tanta concorrência.
“Eu fabricava e fazia reforma em baterias, pois antigamente era possível abri-las para trocar algumas peças, e elas voltavam a funcionar por mais um bom tempo. Hoje em dia elas já vem blindadas de fábrica, o que nos possibilita apenas trabalhar com a revenda e algum tipo de conserto simples”, explica ele.
Anos depois, comprou o espaço próprio, onde está localizado até hoje, e que teve que passar por um aumento e reformas na medida em que outros serviços foram sendo agregados e funcionários foram sendo contratados.
“É quase impossível sobreviver no mercado oferecendo apenas um tipo de produto. Por isso, devagarinho fomos aumentando as possibilidades dentro da empresa, e implementamos serviços como geometria, balanceamento, montagem e desmontagem de pneus, venda de pneus novos, troca de óleo, higienização de ar condicionado, socorro 24hrs, entre outros. Desta forma, o consumidor sai com vários problemas resolvidos do mesmo lugar”, comenta o profissional.
Ao lado dos seus três filhos, Lucas, André e Renato Jr., o empresário toca a Batersul, sabendo que irá deixar para seus herdeiros um estabelecimento consolidado, organizado, que fez e faz a diferença na sociedade vacariana.
“Aproveitando, gostaria de agradecer a todos que confiaram em nosso trabalho durante essa caminhada. É interessante ver que gerações já passaram por aqui, e que os filhos daqueles que contrataram meus serviços quando iniciei, hoje também são clientes”, finaliza ele.