Fazer intercâmbio é o objetivo de muitos estudantes brasileiros. Este período passado longe de casa, é caracterizado por uma incrível troca cultural e experiência em outro país, sendo a maneira mais eficiente para melhorar o nível em outro idioma. Há mais de uma década a Inclass Escola de Idiomas ensina inglês aos vacarianos, além de levar seus alunos para intercâmbios ao redor do mundo, transformando o sonho de morar fora em realidade. Conheça um pouco mais sobre o trabalho da empresa, na matéria a seguir
Desde 2013 a Inclass organiza grupos de alunos e não alunos, de Vacaria e de toda região sul, para estudar inglês no exterior. O primeiro grupo foi a Londres, mas depois muitas outras viagens foram organizadas para os Estados Unidos, Canadá e Irlanda, sendo que alguns destes destinos foram visitados mais de uma vez. A próxima viagem programada será feita de 15 de Julho a 05 de Agosto de 2023, onde um grupo de quatorze alunos Inclass, estará embarcando para Vancouver.
O intercâmbio é uma grandiosa oportunidade de vivenciar uma cultura, por vezes, muito diferente da sua, no seu país. Sem mencionar a prática da língua estudada, colocando-a em situações reais, ocorrendo dessa forma o considerável aperfeiçoamento em habilidades como o speaking (a fala) e o listening (a escuta).
“Digamos que a prioridade de um intercâmbio seja o aprimoramento da língua. Tudo que vier com essa experiência é bônus. Eu afirmo aos pais dos adolescentes que viajam conosco, que vai um filho e volta outro, tamanho amadurecimento deles. Afinal, eles estão sem a família e precisam se fazer entender e se virar para comer, lavar suas roupas, resolver questões na escola ou na casa onde estão hospedados, entre outros. Por isso a questão de responsabilidade e comprometimento são grandes”, diz Carina Rossoni, professora e proprietária.
Os intercâmbios podem acontecer de forma individual ou em grupos. A idade para realizá-lo varia de acordo com o destino e a escola onde esses alunos estudarão. Há destinos que recebem pessoas a partir dos 12 anos, outros só a partir dos 15 anos, por exemplo. Jovens, adultos e idosos também podem estudar, pois existem programas de ensino para todas as idades.
É uma família hospedeira que recebe um estudante ou intercambista do exterior em sua casa. Considerada uma excelente modalidade de acomodação, ela é selecionada pela escola onde o intercambista estudará. As famílias passam por uma averiguação rígida e criteriosa, e são visitadas mensalmente pelo setor responsável. Ficar em host family é uma oportunidade bacana de viver a vida real de um nativo daquele país, ver de perto o que eles estão acostumados a fazer, comer, ler, assistir, etc.
Quanto mais tempo o aluno puder ficar, melhor. Depende muito da intenção do intercambista. Com os alunos da Inclass, o objetivo é sempre unir férias dos alunos aqui no Brasil, com o estudo lá fora. Por isso o programa é chamado de “Férias Inteligentes”, que acontecem tanto no verão, quanto no inverno. Com isso, podem ficar apenas de 3 a 4 semanas. Se a intenção é fazer o ensino médio fora, (o famoso High School), o período é de 6 meses a 1 ano.
É importante lembrar que o aluno deve ter, no mínimo, o nível intermediário de inglês, para valer a pena o investimento.
“Os intercâmbios me ensinam a ter mais paciência e valorizar meu país, minha casa e minha família, além de terem me tornado uma pessoa mais despachada. Vi que é muito bom viajar, e melhor ainda é poder voltar para casa com uma bagagem tão legal dessas”, comenta Carina.
Rua 20 de Setembro, 144, Flora.