Valorizando a imaginação e o faz de conta

Tatiana Roveda Bizotto é Pedagoga, especializada em Séries Iniciais e Educação Infantil. Sua paixão por crianças a fez escrever três livros, sendo este último lançado até o final de 2023. Vamos conhecer o trabalho da escritora na matéria a seguir

01/07/2023 Artistas Carolina Padilha Alves Andreza Fernandes

O caminho para a publicação de um livro é longo. Tatiana nos conta que o passo a passo acontece da seguinte maneira: primeiro ela escreve a história, depois procura um ilustrador que lhe agrade, o qual será co autor do livro.

“Os desenhos falam muito, eles guiam a imaginação de quem está lendo e mais ainda de quem ouve”, diz a autora.

O ilustrador, nem sempre faz a diagramação, portanto, é preciso conseguir quem faça este serviço, ficando por último a escolha da gráfica, responsável pelo registro ISBN, que gera um código de barras, o que permite que o produto seja comercializado.

“Faço sem fins lucrativos, é um hobby, mas levo muito a sério e tento deixar o resultado final o mais perfeito possível”, comenta ela.

Seu primeiro livro, intitulado Bebel e Maria Fernanda, foi lançado em 2015 com recursos próprios. Já a Gatinha Magricela veio a público em 2016, através de um projeto Municipal de Vacaria, chamado FUNCEL.

“Neste caso, eles entraram com o investimento e eu com a contrapartida, que foi desenvolver o projeto em escolas municipais, contando a história para as crianças de toda a rede”, explica. E feita a distribuição de kit com livros para as escolas da rede municipal.

O terceiro livro, que está em fase de finalização, será lançado ainda este ano, mas desta vez acontecerá com patrocínio de empresas privadas. O Menino Curioso é, assim como os demais, uma literatura infantil - de zero a seis anos - e que conta a história de um garoto que encontra um local cheio de brinquedos antigos e se encanta com a funcionalidade deles.

Tatiana sempre escreve inspirada em sua filha, sua família, seus bichos de estimação. Porém, neste último, a inspiração veio do contato com seus alunos em sala de aula, e o crescimento da tecnologia, que acabou fazendo com que as crianças percam o gosto pelo faz de conta.

“Hoje em dia está tudo muito virtual, o que faz com que os pequenos percam a paciência facilmente, pois na tela é tudo muito rápido. Como professora, analiso isso diariamente e vejo que a contação de histórias, da maneira mais orgânica, está se perdendo”, afirma.

As duas primeiras publicações estão disponíveis na Banca Central e direto com a autora, assim como logo o terceiro livro também estará. De acordo com ela, já existem outras histórias escritas e que foram enviadas para concursos e que, provavelmente, um dia também virarão livros.

“Agradeço a minha família, as empresas pelo apoio financeiro, mas principalmente, as pessoas que incentivam a leitura contando histórias para seus filhos, tornando aquele um momento interativo e de qualidade. Carinho e dedicação nunca serão demais”, conclui ela, orgulhosa de seu trabalho.

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.