Lançada em 1960, a C10 rapidamente tornou-se um símbolo de robustez e confiabilidade, sendo considerada uma das picapes mais vendidas da história da Chevrolet. Vamos conhecer agora a C-10 Custom 1987, de Sandro Tessaro, que mantém-se original de fábrica e é uma das poucas unidades encontradas no Brasil
Durante suas várias gerações, a C10 passou por significativas transformações, tanto em design quanto em tecnologia, refletindo as mudanças na indústria automotiva e nas necessidades e desejos dos consumidores ao longo dos anos. Combinando funcionalidade e estilo, a C10 se destacou no mercado, competindo com outras duas grandes marcas: Ford F-100 e a Dodge D100.
Por sua elegância, logo de cara já pôde ser considerada um clássico e atualmente possui uma comunidade de entusiastas, fãs e colecionadores, que valorizam a restauração e personalização dos modelos.
Por ser uma caminhonete, nas décadas seguintes de seu lançamento, ela foi muito utilizada para trabalho, carregando em sua ampla caçamba infinitas possibilidades. Por isso, encontrar uma em bom estado hoje em dia, é quase uma tarefa de gincana.
Mais difícil ainda é encontrar uma C-10 Custom 1987, que teve sua produção no Brasil, mas voltada para exportação, indo em sua maioria para o Uruguai e ficando poucas em nosso país. Sandro Tessaro, mais conhecido como Konitcho, retém um raro exemplar em sua garagem.
“Ela foi tirada nova pelo Coronel Toti e depois vendida para o Padre Pagno, que fazia suas missas na Catedral Nsa. Senhora da Oliveira e guardava ela atrás da igreja. Por motivos de saúde, o padre teve que vender, e quem comprou foi Alfeu Andrighetti, o qual nunca a usou, apenas guardou em sua casa. Até que em 2019, acabei comprando dele”, conta Sandro.
Inteira original, desde os frisos até o toca fitas, a caminhonete foi rebaixada, ganhou outras rodas, deixando as originais guardadas e também foi 100% pintada.
“Quando eu coloquei nos grupos do Facebook o pessoal me chamava de mentiroso, pois achavam que se tratava de uma D-20 ou C-20. Essa série rara é 6 cilindros a gasolina, bebe bastante, mas tem a vantagem de produzir um ronco muito bonito em seu escapamento 6x2, acessório que adicionei nela, fazendo um barulho prazeroso para quem anda. Não posso reclamar, afinal, nunca deu problema de mecânica enquanto esteve comigo”, afirma o proprietário.
Premiada como Veículo Destaque no encontro de carros antigos de Bom Jesus, a C-10 também já participou do Retrô Sobre Rodas em Vacaria e é muito cobiçada por onde passa.