A popularização do podcast

Você sabe o que é um podcast? Essa nova maneira de se comunicar e produzir conteúdo, virou febre durante a pandemia. Desde 2021, Vacaria conta com o MANDEI & SARTEI, projeto que saiu do papel e já está na terceira temporada. Vamos entender mais sobre essa proposta, na matéria especial sobre o assunto

01/07/2023 Publieditoriais Carolina Padilha Alves Andreza Fernandes

Para quem ainda não conhece, Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que é escutado sob demanda, sempre que o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel.

A ideia de Anselmo Almeida de montar o seu próprio podcast em nossa cidade, surgiu ainda em 2019, numa conversa despretensiosa com amigos. Porém, tudo veio a se concretizar dois anos depois.

“Como sempre gostei de comunicação, sou formado em RH e fiz estágio em rádio, pensei em unir essas experiências e vi uma oportunidade de negócio naquela resenha que estava acontecendo”, explica o criador.

O grupo começou com oito integrantes, mas hoje ficaram três. Além de Anselmo, que é o âncora, o elenco conta com Franciele Cardoso, responsável pelas redes sociais e marketing, e o Mascarado, personagem que nunca mostra o rosto e traz os melhores comentários durante o programa.

O podcast, que já está na sua terceira temporada, já entrevistou quatorze pessoas, de diferentes áreas de atuação, e tem uma pegada mais humorística e descontraída, tratando de assuntos sérios, mas sempre com piadas intercaladas para deixar o convidado mais à vontade.

“Nunca falamos sobre religião e política, buscamos agradar, entreter, divertir e não lacrar. As pessoas precisam entender que não é uma brincadeira, mas sim um trabalho sério, que já passou por modificações em seu formato e que agora está na fase de estruturação”, comenta Anselmo.

A gurizada deu o start em seu sonho de maneira bem precária, sem muito equipamento, testando as possibilidades. Sem falar que, no meio da estrada, o local onde situava-se o primeiro estúdio, foi assaltado, e levaram o pouco de estrutura que eles tinham.

“Remamos durante uns seis meses para conseguir começar a comprar tudo de novo e achar um outro local. Hoje a nossa estrutura conta com pedestais articulados, mesa de som, internet, mesa, câmera, ring light, computador, cortinas para o fundo, banner, etc. Por baixo, sei que já investimos R$15 mil reais no projeto, e por isso posso afirmar que podcast é algo trabalhoso e caro”, afirma.

O MANDEI & SARTEI sobrevive de patrocínios, parcerias e recursos próprios. As inspirações para a criação do mesmo foram o Flow Podcast, a franquia American Pie, o Pânico na TV e o programa de rádio Pretinho Básico. Os episódios são transmitidos no Spotify e no Youtube, e suas redes sociais ativas são o Instagram e o TikTok.

Eles têm como foco para o futuro crescer e divulgar cada vez mais o nome do podcast, que saiu de uma brincadeira no uso de uma hashtag (#mandeiesartei), aumentar o estúdio, trazer convidados famosos e aumentar as parcerias com outras marcas.

“Já ouvimos falar que o nome não traz credibilidade nenhuma. Mas eu penso que é original, fica na cabeça e tem a ver com dizer o que pensa, que é exatamente o que precisa num podcast”, diz Anselmo.

Orgulhosos de seu trabalho até aqui, a equipe afirma que todos os convidados adoraram suas participações e quiseram voltar para mais um bate papo.

“Agradecemos aos patrocinadores que já fizeram parte do nosso sonho, a minha mãe que me ajudou desde o começo, os parceiros, os convidados e o nosso time que veste a camisa e joga, não importando as dificuldades”, conclui o idealizador.

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.