Dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, por isso, trazemos as experiências de quem trabalha com educação há 29 anos
Luciana Vieira de Brito viu sua paixão por crianças florescer ainda no magistério, quando apoiada por seus pais, criou a Escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu, inaugurada em 1988. “Sempre tive a consciência da importância social do meu trabalho. Continuei me aprimorando, me graduei em Letras e fiz pós-graduação em Gestão Escolar. Os processos de crescimento pessoal e profissional me permitem agir com autonomia, liderança e criatividade, inovando e ocupando com muita paixão este espaço no mercado educacional”, detalha Luciana.
A partir do aumento significativo do número de matrículas, a empreendedora observou a demanda e necessidade de ampliar os níveis de ensino na sua escola. Foi assim que, dez anos depois da Escola Pedacinho do Céu estar em funcionamento, nasceu o Colégio Gustavo Vieira de Brito, que dispõe aos estudantes de Vacaria o ensino fundamental e o ensino médio escolar. “É gratificante acompanhar o crescimento das crianças que ingressaram na educação infantil e vê-las concluírem o ensino médio. Elas fazem parte da minha história, assim como eu me sinto parte da delas”, revela.
A instituição foi crescendo tanto em infraestrutura quanto em número de colaboradores, alunos, tecnologia e equipamentos. “O tempo nos ensina muito. Procuro me aprimorar sempre, estudar, fazer cursos e me atualizar, pois é um trabalho diário de valorização e incentivo a todos que constroem comigo esta realidade. Sempre vislumbramos novos planos para o futuro, há muitos sonhos para realizarmos e uma longa estrada a percorrer”, reflete a diretora.
Com uma proposta pedagógica diferenciada, Luciana trabalha com o Sistema Positivo de Ensino desde 2005, uma metodologia e marca conceituada em todo País. Além disso, a gestora, busca proporcionar um ambiente de encantamento para seus alunos, oferecendo aulas de tênis, culinária, ballet e um festival de cinema produzido pelos educandos, unidos ao engajamento em projetos sociais da cidade.
Em 2010 uma nova sede para a Escola Pedacinho do Céu foi construída, com mais espaço e recursos, visando um melhor processo educativo e procurando formar cidadãos conscientes e participativos na sociedade. “A cada dia que passa compreendo mais a minha missão, que é buscar constantemente elementos criativos para vencer desafios e estar preparada para, através do meu trabalho educativo, transformar realidades”, esclarece.
O caminho da empreendedora foi construído com muita dedicação, conquistas e obstáculos vencidos para manter a qualidade de ensino oferecido. Tudo isso incentiva a empresária a acreditar sempre que a educação é a solução para um mundo melhor. “Educar com paixão torna nosso trabalho muito mais fácil e recompensador”, confia Luciana.