O que pode causar multa para quem mora em um condomínio

Morar em condomínio é sempre uma difícil tarefa de convivência, que envolve muito diálogo e debate entre as partes. Definitivamente, muitas das brigas que acontecem entre vizinhos, poderiam ser resolvidas caso as partes tivessem calma e disposição para negociar, mas muitas vezes a situação fica tão insustentável para uma das partes, que uma queixa ao síndico pode ser feita. Nesse caso, uma multa pode ser infringida para a pessoa que estava cometendo o delito, o que pode ser algo muito ruim dependendo do seu preço e valor. Quando você decidiu comprar apartamento em determinado condomínio, com certeza pensava que a convivência seria mais harmônica, sendo importante lembrar que nunca é tarde para começar tudo outra vez

01/01/2021 Destaque Pixabay

É preciso falar também, que caso a pessoa multada se sinta de alguma forma injustiçada pela multa que recebeu, ela possui o direito de reivindicar a revogação da mesma junto ao síndico, sendo até possível o caso ser levado a esferas maiores. Ninguém gosta de se sentir lesado de alguma forma, de ter que pagar um dinheiro por uma infração não realizada, por isso é importante recorrer caso esse seja o caso. Às vezes, pode até parecer que é mais simples apenas pagar, mas a verdade é sempre a melhor coisa que existe. As pessoas que moram em casas em condomínio fechado, precisam aprender a conviver harmonicamente umas com as outras.

Acompanhe agora abaixo uma lista de possíveis itens, que podem vir a causar multa para quem mora em um condomínio.

Barulho

É a infração mais comum presente no dia a dia dos condomínios, acontecendo quando pessoas fazem festas até altas horas da noite, fazem obras e tocam instrumentos musicais em horas inapropriadas, dentre outras situações. Todas essas atitudes produzem barulho excessivo, que com certeza atrapalha muito a dinâmica dos outros apartamentos. É preciso lembrar que muita gente sai cedo para trabalhar e estudar, e todo mundo deve respeitar e ter bom senso com a questão do barulho.

Lixo descartado de maneira incorreta

Existe sempre um lugar definido para colocar o lixo, de acordo com o regulamento interno. Caso a pessoa comece a atirar resíduos de alimentos pela janela, por exemplo, ou até mesmo deixar sacos de lixo no corredor do seu apartamento, com certeza essas coisas podem vir a resultar em uma multa. Lembre que o lixo é algo que pode resultar em doenças, especialmente se não for descartado corretamente. Por isso, para o bem-estar de todo mundo que vive no prédio, respeite esse tipo de regra.

Questão com animais

Caso você ainda esteja pesquisando as opções de casas à venda nos condomínios da sua cidade, sempre lembre de perguntar se determinado prédio aceita animal de estimação (caso você tenha ou queira vir a ter um). Supondo que ele aceite, fica a seu cargo cuidar do bichinho, de forma que a vivência dele no prédio, não prejudique o sossego e nem a higiene no condomínio. É necessário limpar o cocô do animal nas áreas comuns, sempre subir pelo elevador de serviço e levar o animal sempre na coleira, são algumas das exigências para quem quer ter animal em prédio. Nem todo mundo gosta de conviver com animal, por isso pense que você é responsável por fazer com que a existência dele, não prejudique a dinâmica do ambiente.

Mau uso da garagem

A garagem, como todo ambiente de uso comum do prédio, precisa ser mantida em ordem por todos os que a usam. Assim, não é permitido estacionar fora do limite da vaga demarcada para você, fazer do local um lugar para guardar certas coisas e nem circular ali em alta velocidade, nada disso é permitido para as pessoas dentro de um condomínio. Lembre-se que muitas pessoas também usam a garagem, e imagine se todas elas começassem a fazer esse tipo de coisa. Com certeza, o local começaria a se tornar um verdadeiro caos, não é verdade?

Depredar o patrimônio do condomínio

O condomínio em que você mora é onde a sua casa fica, não é? Então, porque você arruinaria algo que faz parte da sua casa também? Pois, depredar o patrimônio do condomínio pode gerar uma série de transtornos, além de você ser obrigado a repor a peça que foi estragada. Em alguns casos, é necessário até mesmo pagar por uma multa advinda dessa infração, encarecendo ainda mais o delito. Pense que aquelas coisas são de todos os moradores, que podem até começar a te olhar mal pelas suas atitudes, já que o que você depredou é de todo mundo.

Uso de trajes de banho

Em dias quentes, é normal as pessoas quererem usar pouca roupa e curtir a piscina do prédio. No entanto, não é permitido que elas andem com roupas de banho (como biquínis e sungas), pelas dependências internas do edifício. Afinal, a água molhada deixa o chão escorregadio, o que pode ser a causa de vários pequenos acidentes. Nas áreas comuns sempre existem placas alertando para esse fato, portanto, preste atenção as regras, caso não queira pagar mais uma multa.

Vazamento

A questão de vazamento é bem delicada, sendo que ele pode condenar uma casa em pouquíssimo tempo. Caso haja uma infiltração na sua casa, ela pode vir a prejudicar as pessoas que moram nas imediações do seu apartamento, ocasionando uma multa ao dono. Para a situação dos vizinhos que precisarão de reparos na casa deles por conta da infiltração, o proprietário terá que arcar com tudo isso, por conta da sua responsabilidade.

Mau uso do espaço

Um exemplo de mau uso do espaço, que pode ocasionar em multa, é quando crianças utilizam as dependências internas do prédio (como garagem, por exemplo) para brincar, jogar futebol, andar de bicicleta ou skate, dentre outros. Nesse caso, os pais receberão a multa e deverão se responsabilizar pela infração dos filhos.

Para vocês que curtiram o nosso artigo sobre o que pode causar multa para quem mora em um condomínio, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.