Parceria em casa e no trabalho

Piera Hoffmann Boeira é psicóloga. Renan Kramer Boeira é advogado. Em casa, dividem as tarefas domésticas. No trabalho, dividem o amplo espaço físico e se completam em suas profissões!

01/04/2024 Publieditoriais Laurita Baldi Nery Andreza Fernandes

Piera é especialista em Educação e mestre em Análise do Comportamento (Aprendizagem e Processos Organizacionais), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Seu primeiro trabalho foi na APAE, em Vacaria, onde permaneceu por cinco anos. Desde 2009, atua como psicóloga com atendimentos de adultos e crianças, e em 2016 fundou a empresa EvoluiRH, especializada em gestão de pessoas. Dentro da Psicologia Organizacional, a empresa faz o recrutamento e a seleção de candidatos para o mercado de trabalho, avaliações psicossociais, análise de perfil e desenvolvimento de equipes.

Vacaria está abrindo as portas para esta nova modalidade, visto que está comprovado que ela muda drasticamente para melhor a dinâmica da empresa, como o aumento de produtividade dos funcionários, diminuição na rotatividade dos mesmos e processos seletivos mais rápidos e efetivos. Os bons resultados fizeram com que clientes que estão com a EvoluiRH desde a sua abertura continuem presentes.

“Estamos crescendo como empresa. Hoje, temos 50 clientes ativos que estão em processo de recrutamento, seleção ou desenvolvimento de equipes. Nossa função é fazer a mediação entre o que a empresa precisa e aquilo que os colaboradores podem agregar para gerar maior produtividade e bem-estar no ambiente de trabalho, tentando ser o mais assertivo possível”, explica Piera.

O trabalho, que se resume em consultoria, começa com a abertura de vagas, passando pela triagem dos currículos, entrevistas e apresentação ao empregador dos candidatos finalistas — aqueles que estão mais adequados ao cargo de acordo com o perfil empresarial. Piera frisa a importância de um profissional especializado na aplicação dos testes, visto que só ele possui as ferramentas adequadas para tal, bem como as técnicas corretas para as entrevistas.

Apaixonadas pela profissão, Piera e a assistente de Recursos Humanos, Maria Eduarda sentem-se realizadas em poder ajudar pessoas, seja acompanhando a jornada do candidato desde a sua chegada no escritório até a sua contratação, seja acolhendo estagiários, como no caso da Bruna e da Fernanda, que estão na nona fase da faculdade de Psicologia Organizacional.

O Feirão de Empregos

Em 2023, a Unopar idealizou o evento Feirão de Empregos, contando com a parceria da EvoluiRH, que fez o levantamento de todas as vagas disponíveis naquele momento no município. Tanto a comunidade quanto o setor empresarial abraçaram a causa e o resultado foi benéfico para ambas as partes. Muitas vagas que estavam ocultas foram ocupadas, gerando visibilidade recíproca.

Piera e Renan são profissionais que amam o que fazem. A ajuda mútua contribui para que ambos se completem e torna o ambiente profissional mais acolhedor e alegre.

“Trabalhar no mesmo ambiente de trabalho do marido é muito bom, a ajuda e o respeito que temos um pelo outro faz com que, muitas vezes, nossas profissões se complementem. Quando um precisa do auxílio do outro, a proximidade só facilita, sem contar o fortalecimento do companheirismo e da convivênci”, destaca Piera.

Renan é formado em Direito pela UCS, possuindo duas especializações na área de processo penal e uma na área de família e sucessões, sendo o ano de 2007 especial, visto que além da formatura, conquistou a carteira da OAB e abriu o seu próprio escritório, dada certa experiência adquirida quando do estágio no escritório de advocacia Tramontin.

No mundo do Direito, onde o profissional deve ter como perfil a vasta cultura humanística e jurídica e os nichos do mercado são infinitos, Renan trabalha nos ramos cível, criminal, trabalhista (apenas empresas que já eram clientes) e previdenciário, sempre primando pela ética e pela mediação.

“Costumo dizer que sou um resolvedor de problemas. Conforme a situação, tento usar a criatividade para achar um jeito de resolver. As mudanças constantes na legislação torna o trabalho do advogado voltar-se para ser um eterno estudante, o que é desafiador e nos dá experiência”, diz Renan.

Renan possui clientes de 20 anos atrás, a maioria com ações na área cível, indenizações, família, inventários, Lei Geral de Proteção de Dados, entre outros. Para tal, conta com a parceria de escritórios jurídicos de Caxias do Sul, Antônio Prado e Porto Alegre, onde um auxilia o outro, perfazendo, juntos, 1071 processos ativos.

Com habilidade para mediar conflitos, frisa a importância da confiança que o cliente deposita no profissional, pois está passando-lhe uma procuração, muitas vezes num dos piores momentos da sua vida. Cabe ao advogado dar-lhe um “bálsamo”; saber que existe um emocional por trás de um cognitivo que a própria pessoa não está consciente.

“Existem muitos momentos “degustativos” dentro da advocacia. Posso afirmar que ela passou a me definir. Ver as pessoas agradecidas me fez enxergar que esta profissão consiste, antes dos honorários, em ajudar pessoas, como conseguir um tratamento médico, uma pensão, uma indenização ou a própria liberdade”, finaliza Renan.

O Direito na era digital

Outra característica de Renan é o cuidado no acompanhamento do processo, pois na era digital o mesmo é todo eletrônico. Para ele, o presencial sempre existirá, porque a ferramenta humana, na sua oralidade, é sinônimo de agilidade. Em alguns pontos, o trabalho mudou para melhor, como o fato de o advogado não precisar estar no Foro a toda hora. Em outros, dificultou, como nos casos de urgência, fazendo-se necessário o presencial, o que também dá segurança ao cliente.

A Escrita

Presidente de prerrogativas da OAB, Renan gosta de escrever, tendo um livro de poesias publicado (Dentro de Si) e outro em andamento. Além disso, possui processos que foram notícias no Conjur, site bastante conceituado, e um artigo citado na Universidade de Coimbra, em Portugal. O dom da escrita o ajuda na profissão, dando-lhe sensibilidade para trabalhar com seres humanos.

Canais de comunicação:

Piera:

Envio de currículos: e-mail evoluir.curriculos@gmail.com

WhatsApp: (54) 996440385

Instagram: @evoluir.solucoes

Facebook: EvoluiRH Gestão de Pessoas e Psicologia

*As vagas são divulgadas toda semana nas redes sociais da EvoluiRH.

Renan:

Fone: 54 3232 4600

WhatsApp: 54 999895327

Site: www.kramerboeira.com.br

E-mail: meuprocesso@kramerboeira.com.br

Instagram: @boeirakramer

Endereço: Rua Ramiro Barcelos 571, sala 1, Centro.

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.