Pra ficar na memória

Arquitetura sensorial é aquela que transmite sensações por meio de sons, aromas, conforto térmico e boa iluminação. A ideia é que as pessoas tenham uma experiência que englobe todos os sentidos, indo além da estética. Entenda como aplicar isso no seu espaço, seja residencial ou comercial

01/04/2022 Casa20 Carolina Padilha Alves

Visão

Estimular a visão na arquitetura sensorial vai muito além da estética. O acesso visual à luz natural, por exemplo, ajuda na saúde física, mental e comportamental. Vale destacar também a influência das cores no humor, que podem despertar sensações de alegria e descontração (cores quentes) ou tranquilidade e relaxamento (cores frias).

Olfato

Você sabia que conforto tem cheiro? O conforto do ambiente na arquitetura passa diretamente pela ventilação de um espaço, que por sua vez tem relação direta com o estímulo do olfato. Espaços arejados são essenciais para receber os mais variados cheiros: Desde o cheiro das flores do jardim, passando pelo cheiro da comidinha caseira sendo preparada na cozinha, aromas ligados à memória emotiva em situações da infância, entre outros.

Audição

O som em um ambiente pode remeter a lembranças boas, alegria, tranquilidade e, nos casos negativos, desconforto e melancolia. Sendo assim, é importante escolher com cuidado quais as músicas que vão representar um determinado ambiente. No caso do varejo, por exemplo, é interessante escolher sons e canções que agradam o público-alvo que se deseja alcançar. Outro ponto de atenção é o volume, que não pode ser muito alto e nem baixo demais.

Tato

Ar condicionado na temperatura certa, sentar em uma poltrona fofa, mantas e almofadas nos sofás… tudo isso proporciona aconchego e sensação positiva diretamente na pele. Outra ideia é apostar em materiais naturais, texturas e revestimentos 3D, por exemplo. Tudo isso é bem vindo quando o objetivo é tornar o ambiente inesquecível.

Matéria inspirada em: mariafernandapereira.com.br

www.vivadecora.com.br

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.