Promovendo a rica tradição folclórica de Vacaria

Todo vacariano já ouviu falar da famosa Lenda da Cigana, a quem negaram um copo d’água há décadas atrás, fazendo com ela rogasse uma praga para chover sempre no maior evento da cidade: o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Inspirada nesta história, a atriz Joana Casagrande está desenvolvendo um filme para celebrar a nossa tradição

01/09/2024 Artistas Carolina Padilha Alves Linne Studio

Nosso município está prestes a ficar eternizado na história do cinema. A Lenda da Cigana de Vacaria é um curta-metragem que usa uma lenda do imaginário local como inspiração. O filme faz uso de recursos épicos e líricos para mostrar o drama de uma cigana que vaga pelo mundo, justificando o fato dela chegar sozinha no Parque de Rodeios, com muita sede.

O projeto, idealizado por Joana Casagrande, foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo e já está em pós-produção. Com imagens captadas no final do mês de Julho em locais turísticos como o Parque das Cachoeiras, Rancho Centauro e Parque dos Rodeios, a iniciativa contou com mais de cem pessoas envolvidas diretamente, entre equipe técnica, elenco e figurantes. 

Na equipe destacamos: André Arteche (diretor/roteirista), Pirisca Grecco (ator e compositor), Uilliam Michelon (músico e trilha sonora), Joana Casagrande (atriz/produtora), Tita Almeida (produtora) e talentos locais, unindo experiência e paixão pelo folclore de Vacaria.

“Acreditamos que esse projeto tem potencial artístico para ser selecionado em festivais de cinema e, com essa intenção, busquei patrocinadores para custos de equipamentos, caracterização, deslocamento e alimentação, itens importantes para a qualidade que essa história merece”, comenta Joana.

Após finalizado, o filme será disponibilizado no site da Prefeitura de Vacaria, gratuitamente, com pré-estreia prevista para o mês de Novembro de 2024.

O Filme A Lenda da Cigana de Vacaria tem apoio de CTG Porteira do Rio Grande, Associação Rural, Six Interfaces, Salão Rudi Tomielo e Orthopitt. Além do recurso provindo do governo, a obra contou com patrocinadores que ajudaram a custear todo o processo. São eles: Serra grãos, Digitalli, Luminare, Vinícola Família Lemos de Almeida, AGB Agronegócios de Sananduva, Restaurante e Hotel Brasa Viva, Garupa Mobilidade Urbana, Posto Potenza, Dom Orlando Imóveis e Motel Ponto G.

Acompanhe pelo Instagram @lendacigana, os registros, bastidores, curiosidades e quem está participando desse curta-metragem.

 

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.