Quem tem boca vai à...Cancún

Elisandra Alves é uma vacariana que arrumou as malas e seguiu sozinha para realizar o seu sonho de conhecer o México, viajando entre a capital e o litoral, visitando um total de quatro cidades mexicanas e cinco praias caribeñas

01/06/2020 Expedição Carolina Padilha Alves

Apesar de não ser sua primeira vez fora do país, essa foi a primeira viagem que Elisandra resolveu fazer sozinha, e por isso se tornou uma das experiências mais importantes de sua vida. Segundo ela, o medo veio nos dias que antecederam sua partida, já que não domina o inglês e não teria ninguém para pedir socorro em algum caso de emergência. Porém, ao chegar lá, não se sentiu em nenhum momento só, já que encontrou muita gente aventureira em seu destino.

Nesses dias de descoberta e auto confiança, Elisandra também se deparou com uma culinária completamente diferente do que esperava. “A comida mexicana que comemos em restaurantes brasileiros, literalmente, não tem nada em comum com a comida de lá. Desde o segundo dia, aprendi que deveria pedir cautela na pimenta, tempero que para eles é natural ser colocado em abundância nos pratos”, relembra.

O México é um dos países com história e costumes muito fortes e cheios de nuances. A vacariana conseguiu visitar sítios arqueológicos, onde encontrou a Pirâmide Chichén Itzá, além das belezas naturais, como praias e ilhas em dois oceanos, Pacífico e Atlântico, montanhas, desertos e belezas arquitetônicas de diversas épocas e estilos, construída por povos indígenas e também colonizadores.

Um dos pontos altos da viagem, foi na Cidade do México, onde Elisandra esteve nos túmulos em que alguns dos personagens do seriado Chaves estão enterrados, além do Museu Madame Tussauds, onde há um espaço destinado à Vila do Chaves.

Uma característica local que merece destaque, segundo a visitante, são os prestadores de serviços em locais como hotéis, lojas, supermercados, etc.

“Eles poderiam vir ao Brasil ministrar workshops de como atender o cliente, tenho certeza que seria um sucesso. É de deixar qualquer um mal acostumado com a gentileza e dedicação com que os mexicanos servem seus turistas. “Para servirles con mucho gusto”, é uma das frases mais ouvidas por lá”, declara.

Em relação ao clima, a Cidade do México e arredores tem temperaturas amenas, mesmo no verão, já que a noite sempre faz frio. Em Cancún, distante 7.490 Km da capital, é quente o ano inteiro. “Todos os dias que estive lá, o céu estava lindo, com sol radiante e o mar azul turquesa”, recorda.

Nesta trip específica, a turista relata que preferiu visitar os clássicos históricos e praias. Porém, com um país tão cheio de opções, há passeios para todos os tipos de pessoas. Alguns lugares que ela destaca como imperdíveis, são:

  • A Praça de Constituição (Zócalo): é a principal praça da Cidade do México, sendo a quarta maior praça do mundo e o centro da identidade nacional do país;

  • Pirâmides de Teotihuacán: A Cidade dos Deuses tornou-se uma das regiões mais interessantes de todo o México. Há muito mistério a respeito da civilização que vivia no local onde hoje estão relíquias arqueológicas de valor inestimável.;

  • Cenotes: cavidade natural acessível com águas subterrâneas;

  • Cancún e as praias do Caribe: um dos principais pontos turísticos litorâneos do mundo, apresenta uma infraestrutura digna de seis estrelas, contando com casas de shows como Cocobongo, onde foi gravado o filme O Máskara, e o Hard Rock Café.

Todo esse novo conhecimento adquirido, fez com que a nossa conterrânea retornasse pensando em melhorias para o lugar onde vive, principalmente no que diz respeito ao turismo e estrutura para receber visitantes. “Temos muita coisa para contar para as pessoas ao redor do mundo, mas estamos atrasados na questão de hospitalidade, locomoção e comunicação, afinal, poucos são os lugares turísticos do Brasil nos quais os prestadores de serviço falam algum idioma além do português, e isso faz toda a diferença para uma boa recepção”, afirma.

 

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.