Traço e inspiração

No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Desenhista, mostramos o talento de Thomás Carlotto, que desenvolve seu dom desde os três anos de idade e é incansável na busca por aperfeiçoamento

01/04/2020 Artistas Carolina Padilha Alves Tiago Sutil

Nascia em 15 de abril de 1452, um dos maiores desenhistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci. E essa é a explicação do porquê comemorar o dia desses profissionais da arte nesta data, homenageando aqueles que, não somente encantam com sua sensibilidade, mas também entendem de luz, sombra, perspectiva, ângulo e dominam técnicas para realizar seu trabalho com qualidade.

Em Vacaria também temos artistas que, mesmo sem tanta popularidade, desenvolvem desenhos e obras incríveis. Um deles é Thomás Carlotto, que descobriu seu dom ainda criança, e hoje com vinte e três anos de idade declara-se um apaixonado por seu hobby.

Os desenhos iniciais, que eram praticamente apenas carros, foram se aperfeiçoando em cursos no Atelier Livre, cursos online e revistas especializadas em desenho. Porém, seu aprofundamento e crescimento na área é devido ao seu contato com Igor Godoy, outro desenhista e tatuador de nossa cidade, que desenvolveu a técnica que Thomás precisava para aprimorar suas criações.

À mão, o artista explorou o lápis, o pontilhismo, a aquarela, a caneta, até chegar no desenho digital, que é seu foco hoje. Descobriu seu gosto pelos retratos e pela criação de personagens para videogames, sua outra paixão.

“Eu discordo do fato de que é preciso seguir um estilo só e se dedicar apenas àquele. Eu quero desenhar de tudo, aprender outras técnicas e maneiras de fazer o que está na minha cabeça, acontecer”, explica.

Em 2018, Thomás participou do projeto de intervenção urbana “Arte na Rua”, promovido pelo grupo virtual Vacaria Nativista, juntamente com a Administração Municipal, que reuniu dezenove artistas pintores, que revitalizaram os muros da Rua Campos Sales e trouxeram cor à cidade.

Thomás conta que seus planos futuros envolvem testar sua habilidade com a escultura, porém entende que essa atividade demanda tempo e dedicação. O desenhista, que trabalha na empresa de sua família e ainda cursa Educação Física, não pretende seguir carreira na área gráfica, pois gosta de desenhar quando vem a inspiração, sem prazos, encarando apenas como uma atividade desestressante.

Mesmo assim, esporadicamente faz desenhos à pedido, tanto para tatuagens, como para capas de CD, mascotes para marcas, etc. Também coloca à venda alguns de seus melhores desenhos em seu site, para que, caso haja interesse, ele possa comercializá-los. 

    

Instagram: @thomasddraws

Site: thomascarlotto.artstation.com

 

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.