Três gerações cuidando do mesmo negócio

Osório Santos de Lima abriu sua mecânica há mais de quarenta anos e hoje segue trabalhando ao lado do filho e do neto

01/04/2018 Empreendedorismo Carolina Padilha Alves Bruna Bueno

Natural de Bom Jesus, Osório veio para nossa cidade em 1960, onde seus primeiros doze anos de trabalho foram em outras oficinas de Vacaria. Após todo esse tempo de experiência,  em 1972 decidiu abrir seu próprio negócio, chamado Mecânica Progresso, com a ajuda de sua esposa Maria do Carmo.

“Pra aprender a mexer nos carros, na minha época, tinha que trabalhar de graça ou pagar para trabalhar. Acredito que essa é a principal diferença entre os tempos passados, para o modo como a iniciação dos novos profissionais é feita hoje em dia”, comenta o mecânico.

Com o passar dos anos, Osório comprou o terreno ao lado da mecânica e foi ampliando seu espaço. De três filhos, dois acabaram se especializando na mesma profissão e hoje em dia trabalham com o pai na mecânica. “Eu não queria que o Sérgio e o Jeferson tivessem seguido o meu caminho, pois esse setor é muito cansativo e exige demais do profissional”, diz Osório. Porém, seus filhos se orgulham de toda a trajetória percorrida até aqui.

“Em todos esses anos que trabalho com meu pai, ele nunca se comportou como chefe, dando ordens e exigindo demais. Sempre fomos todos parceiros no negócio”, afirma Sérgio.

Como se não bastassem eles, Maicon, neto de Osório e filho de Solange, a irmã mais velha, também trabalha na mecânica, o que faz com que eles não tenham nenhum funcionário e a empresa seja 100% familiar. “O Maicon começou a aprender algumas coisas conosco com apenas dez anos de idade. Hoje ele tem trinta e três e já ministra cursos de mecânica quando é convidado”, diz Sérgio.

Com oitenta e cinco anos de muita lucidez e vontade de continuar mexendo nos carros, Osório é o único mecânico de sua idade ainda em atividade e que promete continuar com a mesma energia por muito tempo, passando para as novas gerações valiosos ensinamentos.

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.