Quarto do bebê: planejamento e organização

Projetar um dormitório infantil é sempre muito especial, pois as escolhas de cores e materiais vão muito além do conforto e design, elas devem introduzir elementos que despertem a curiosidade e proporcionem boas sensações na criança que usará o espaço

01/05/2021 Casa20 Maria Rogéria de Souza Silva Penélope Fetzner

O projeto em questão, que chamamos carinhosamente de Quartinho do Pedro, foi um grande desafio, pois ele deveria contemplar as várias fases de crescimento do nosso pequeno cliente.

A maioria dos pais prefere soluções que possam ser adaptadas conforme a criança vai crescendo sem grandes investimentos futuros. O que normalmente sugerimos é a pontuação de detalhes mais lúdicos em elementos que poderão ser facilmente trocados depois, como objetos decorativos, pintura das paredes, tecidos de almofadas e cortinas, entre outros.

O custo mais alto de um dormitório normalmente está na marcenaria, por isso, sempre utilizamos uma base mais neutra nos móveis, com cores que possam ser facilmente integradas a qualquer estilo pretendido na adolescência do nosso cliente.

Assim, criamos uma configuração que permite 3 versões para este dormitório: ele poderá ser utilizado hoje com um berço, nos primeiros anos com uma cama montessoriana e da infância até a adolescência com cama de solteiro.

Os móveis deixaram o dormitório todo clean em um tom leve de cinza e com seu destaque nos puxadores em cava esculpida, que possuem revestimento amadeirado em sua parte interna, trazendo contraste, modernidade e sofisticação para os armários.

 O cantinho que hoje abriga uma poltrona para amamentação e apoio dos pais, futuramente será para a mesa de estudos. Hoje optamos por deixar o local mais livre para que o nosso cliente possa brincar e aproveitar melhor o espaço, mas já deixamos a cortina em um comprimento adequado para encaixarmos a mesa logo mais.

O maior destaque é a cor que escolhemos para este quartinho. O verde é a cor do crescimento e da renovação, ela está associada com a saúde, natureza e paz, produzindo sensações de relaxamento e tranquilidade. Este tom de verde foi escolhido pela mãe do Pedro para compor o enxoval, lembrancinhas de nascimento e demais itens que fazem parte da vida do bebê, então a cor não poderia deixar de ser protagonista do quartinho, né?!

Outro item que não poderia faltar são os nichos, que colocamos no cantinho ao lado da janela e que são destinados à decoração e coisas do dia a dia do bebê. Futuramente abrigarão livros e cadernos, dando apoio à mesa de estudos.

Já os nichos em formato de ”cabaninha de índio“ acompanharão o estilo escolhido para a cama montessoriana, que será instalada daqui a alguns meses, quando o nosso cliente estiver andando com firmeza e independência. O local onde se encontram estes nichos poderá facilmente abrigar um painel de TV no futuro.

Por fim, a fita de LED amarela que utilizamos atrás dos dois painéis ripados trouxe muito aconchego ao quartinho, criando uma atmosfera confortável e propícia para o soninho do bebê.

 

Responsável técnica: Maria Rogéria de Souza Silva - Arquiteta e Urbanista

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.